
No dia-a-dia da vida, uma palavra, um gesto, um desejo que se pretende expressar... com tudo para todos...
30/12/09
11/12/09
NATAL... PAZ NA TERRA !!!
Um Bom Ano de 2010!Saúde...Paz...Alegria...
Partilha...Trabalho...Solidariedade!!!
03/12/09
Advento... já é Natal!!!

que nem sei se é o que quero transmitir...
...Se eu pudesse dizer-te apenas as palavras
que, no íntimo, pensei que já soubesses
desde quando te impusestes na minha vida...!
No tempo em que a saudade desponta...
...e quando alguém se ergue de novo,
com fé, muito querer e persistência,
bem junto a um alguém a quem amar...
...é como de repente abrires os olhos
e vêres que no Advento do Salvador
repões o sorriso nos teus lábios...
...talvez porque mudastes para sempre
razão para um Natal pleno de amor,
melhor que nos anos anteriores,
pois verás à meia-noite como é tão claro:
Jesus dá-nos um Natal de luz e cor...
...tão cheio de alegria e de amor!
Olhamos para trás...
E logo pensamos
que este Jesus nos salvaria,
e um dia,
unidos na esperança e na alegria
saberemos dizer-Lhe OBRIGADO
pois Ele nasceu para que nós pudessemos viver!
Neste Advento
esperamos ansiosos pelo dia
em que Jesus irá nascer... para morrer,
fazendo renascer a nossa esperança
que o Amor de Cristo é a Luz que bem nos guia!
*
Poema de
Victor Elias
23/11/09

*A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
*A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.
*A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
*A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
*A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
*A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
*Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher.
* É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
*A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
*A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.
*A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são«uma seca».
*Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
*Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as
criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho ...sou eu».
*A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na
casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».
*Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?
*Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.
14/11/09
Momento de poesia...
assim, serenamente...02/11/09
DIA DE FIÉIS DEFUNTOS
Depois de haver cantado a glória e a felicidade dos Santos que «gozam em Deus a serenidade da vida imortal», a Liturgia, desde o início do século XI, consagra este dia à memória dos Fiéis Defuntos. 01/11/09
O DIA DE TODOS OS SANTOS
NÃO VÃO SER ESQUECIDOS TODOS OS QUE VIVERAM EM SANTIDADE E JÁ ESTÃO JUNTO DO PAI NO GOZO DA VIDA ETERNA NA COMUNHÃO DE DEUS E DE TODOS OS SANTOS. 29/10/09
Emigrantes...saudade...sonho
Portugal é um país de emigração e imigração, razão porque se costuma afirmar que "ficou pelo mundo em pedaços repartido". Sabemos que a emigração no nosso País se iniciou cerca do ano de 1425, quando foi iniciada a colonização da ilha da Madeira, que havia sido descoberta e não era habitada. 14/10/09
EM BUSCA DE UM SONHO...
Portugal é um país em busca de sonhos... porque somos gente que procura ser feliz, ainda que o não pareça!24/09/09
VIGIAR... COM AMOR
As virgens sensatas... são alegres!06/09/09
Felicidade... o que é?
Ainda não se desvaneceu a pergunta em que numa anterior mensagem se inquiria sobre felicidade. Sabemos que o Homem busca esse desiderato desde toda a sua existência, mas é o próprio homem que vai afastando algumas possibilidades capazes de nos darem a resposta almejada.Estar feliz ou triste é um vai-e-vem. Apesar de poderem ser difíceis, os processos de infelicidade funcionam também como um momento para se poder amadurecer, pensar e repensar as atitudes e os projectos.
22/08/09
Férias... férias... férias...
09/08/09
Fisolofando...
Na tradição é atribuida ao filósofo Pitágoras de Samos, que viveu no século V antes de Cristo, a criação da palavra filosofia.
01/08/09
A felicidade... o que é?
20/07/09
Falando de Vidas Passadas
Por vezes, ainda que o não queira, dou comigo a interrogar-me: - O que nos acontece depois que morremos ? Será possível voltar-se a este mundo ? Talvez haja mais de dois terços da população mundial, das mais diversas confissões religiosas, a acreditarem que sim, mas a moderna ciência continua a persistir na rejeição dessa ideia. 11/07/09
RECONHECIMENTO
Um poema de
Joaquim de Lisboa
12/06/09
SANTO ANTÓNIO DE LISBOA
Já desde 1140 que o primeiro rei, D. Afonso Henriques, tinha a ambição de conquistar Lisboa aos Mouros, o que apenas veio a conseguir sete anos depois, em 1147, depois de ter imposto um prolongado cerco aos mouros Almorávidas e contando com o apoio dos Cruzados, que compunham um grande exército com cerca de treze mil homens cristãos que haviam vindo do Norte da Europa para combater na Terra Santa, de onde pretendiam expulsar os Muçulmanos. Eram identificados por uma cruz de pano azul ostentada sobre o peito como insígnia, de onde advinha o seu nome. Entre os anos de 1096 a 1270 houve oito Cruzadas. Sabe-se que quando começou a falar, imediatamente cativou os outros frades e a sua vida foi, a partir daquele dia, de pregador da palavra de Cristo. Percorrereu diversas regiões da actual Itália, entre 1223 e 1225. Por sugestão de São Francisco de Assis, foi mestre de Teologia em Bolonha, Montpelier e Toulouse.
11/06/09
VÃO AS MARCHAS A PASSAR...
A ORIGEM DAS MARCHAS POPULARESAs alcachofras bravias, também têm um simbolismo nestas festividades, pois quem queria saber se era correspondida ou correspondido no amor pelo respectivo namorico, devia chamuscar na fogueira a alcachofra em flor, e se a alcachofra, passados alguns dias, voltasse a florir, era o sinal de que o amor era sincero e daria em casamento.
O saltar à fogueira, também servia de inspiração para versos mais jocosos:
Ou ela não usa calças
Vi isso ontem à noite
Quando saltava na fogueira
07/06/09
COISAS DE MULHERES...
Por vezes, ainda que não o devesse dizer aqui e agora, pelo menos desta maneira tão sem páraquedas nem seguro de vida, fico a pensar que a mulher, nos dias que correm, não passa de mais uma atrapalhação mandada por Deus para tornar infernal a vida do mundo! ...o que significa ser mulher hoje em dia? Há respostas variáveis, que se prendem muito com a idade dessa mulher, mas há uma característica que é exigida a todas – DEVEM SER INDEPENDENTES!.
15/05/09
Dia da Família
Tudo passa, todos passam
desde a mais nossa tenra idade,
A nossa descendência, a nossa historia...
Um grande coração...
Joe’ A
08/05/09
...ao sabor da pena...!
Quando o sol se põe no horizonte, gosto de ficar a vêr o mar, a dança das ondas que se vão sucedendo umas às outras, espelhando-se nelas os últimos reflexos dourados emanados pelo astro-rei! 02/05/09
O DIA DA MÃE...
Para SemprePor que Deus permite
01/05/09
Dia do Trabalhador...
Não pode deixar de se considerar curioso o facto de se estar hoje a comemorar em Portugal o Dia Mundial do Trabalhador, tendo-se em conta o haver mais de meio milhão de desempregados no País, com empresas conceituadas a entrarem em falência cada dia que passa, como se não bastasse já o encerrarem as pequenas e médias empresas, que são o suporte mais importante para a sustentação do mercado de trabalho.



