01/05/09

Dia do Trabalhador...

Não pode deixar de se considerar curioso o facto de se estar hoje a comemorar em Portugal o Dia Mundial do Trabalhador, tendo-se em conta o haver mais de meio milhão de desempregados no País, com empresas conceituadas a entrarem em falência cada dia que passa, como se não bastasse já o encerrarem as pequenas e médias empresas, que são o suporte mais importante para a sustentação do mercado de trabalho.
A fome está implementada em Portugal, há um número cada vez mais avassalador de novos pobres, muitos deles "envergonhados", que não deixam fácilmente uma imagem da realidade quotidiana, vivendo em silêncio as dificuldades que se lhes apresentam.
Hoje é Dia do Trabalhador,,, mas é irónico comemorar-se quando não há trabalho mas sim desemprego. Que alegria poderá ser suscitada pela razão aduzida de haver uma trágica realidade com que nos confrontamos: NÃO HÁ TRABALHO!
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974, após a revolução do 25 de Abril, é que se voltou a comemorar o Primeiro de Maio de uma forma livre, passando este a ser feriado. Durante o regime do Estado Novo, a comemoração deste dia era, muitas vezes, reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios ou festas de carácter reivindicativo, que são promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, é costume as populações fazerem pic-nics e são organizadas algumas festas por toda a região.
Esperamos que outros dias 1º. de Maio sejam mais propícios para a comemoração condigna que esta data merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário