24/09/09

VIGIAR... COM AMOR

As virgens sensatas... são alegres!
Nos dias da campanha eleitoral, que ainda decorre, temos ouvido de tudo um pouco para denegrir o adversário político, visando a conquista dos votos do Povo... que é sempre quem mais sofre as incidências da ineficácia governativa, quando esta acontece.
Em determinado momento aconteceu lançar-se o nome do Presidente da República no aerópago dos comícios socialistas, aproveitando-se de insinuações debitadas por esse 5º. poder que dá pelo nome de comunicação social. E esse facto fez-me reflectir sobre a necessidade de estar vigilante para não vir a caír na teia das escutas clandestinas, tão do agrado dos nossos políticos, benza-os Deus!
Vigiar é estar alerta, estar atento, viver em dinamismo interior de contínua atenção, como o soldado vigia na noite, procurando controlar o inimigo, ou a enfermeira vigia à cabeceira do doente moribundo, a mãe junto ao berço dos seus filhos! Essa vigilância corresponde a uma tensão interior de cuidado, de expectativa ou de atenção amorosa.
Vigiar é traduzir o amor em algo activo, dinâmico, porque quem ama espera com atenção, cuida com esmero, dedica-se com generosidade. Na Bíblia lê-se a parábola de Cristo sobre as virgens insensatas. Constata-se que a insensatez era fruto da falta de amor. Foi essa a razão porque não esperaram! Não vigiaram com atenção e cuidado, tal como os Apóstolos não souberam vigiar e orar com Cristo lá no Monte das Oliveiras. E eu? Será que tenho estado vigilante???
Vigiar "para não caír em tentação", para estar atento aos perigos, fugir dos obstáculos ou afastar-se das ocasiões que façam perigar a nossa verticalidade de pessoa humana! O Homem que está no mundo sem ser do mundo, necessita de estar vigilante para que os critérios, os gostos, as escolhas mundanas não comecem a penetrar, a viciar o seu interior, a sua maneira de ver, de amar, de gostar, de sentir!
Vigiar... estar atento porque o espírito mundano, o mistério da iniquidade está vivo e actuante! Devemos ser fermento e sal, não podendo deixar de estar atentos e vigilantes... para que a "massa" não sufoque de tal modo que não consiga fermentar!
Vamos estar vigilantes para que, como sal e luz, desempenhemos a nossa função sem nos deixarmos abater, estragar, deteriorar...
Mas vamos estar vigilantes com amor, porque temos o coração limpo de "escutas", porque temos os ouvidos para ouvir, tal como a boca para falar... sem que dela possa saír mais nada que palavras de amor ao próximo, que as espera com avidez!
Nestes tempos de lavagem da roupa suja política, é bom estar-se atento, VIGIAR PARA NÃO CAÍR EM TENTAÇÃO!

1 comentário:

  1. Antonieta

    Primeiro obrigada pela visita.
    Fico sempre feliz


    Depois o tempo é um grande sábio...

    um beijo e bom feriado

    ResponderEliminar