21/09/08

HIPÓCRATES E A HOMEOPATIA

* É dito que os princípios gerais da homeopatia foram enunciados por Hipócrates há cerca de 2500 anos. Segundo hipocrático em quatro pontos:
> Observar.
* Para Hipócrates, grande parte da arte médica consiste na capacidade de observação do médico. * A observação deve ser feita sem nenhum tipo de preconceito ou julgamento, estando o prático aberto aos relatos explícitos e implícitos do paciente.
>Estudar o doente, e não a doença.
* Este princípio, proposto no Ocidente pela primeira vez no tempo de Hipócrates, assentou as bases da holística, estabelecendo que na compreensão do processo saúde/enfermidade não se divide a pessoa em sistemas ou órgãos, devendo-se avaliar a totalidade sintética do indivíduo. Este ponto é essencial no entendimento das históricas divergências entre as escolas de Cós (cujo expoente principal é o próprio Hipócrates) e de Cnido. Esta última pregava a especialização, a impessoalidade, o organicismo e a classificação das doenças.
> Avaliar honestamente.
* Dá-se importância à leitura prognóstica dos problemas da pessoa.
> Ajudar a natureza.
* A função precípua do médico é auxiliar as forças naturais do corpo para conseguir a harmonia, isto é, a saúde.
* Esses princípios guardam evidente semelhança com as conclusões de
Samuel Hahnemann no século XVIII.
* Hipócrates foi também o primeiro a descrever as duas maneiras principais de se abordar a terapêutica
:
- Similia similibus curantur =
Semelhantes são curados por semelhantes, base terapêutica da homeopatia.
- Contraria contrariis curantur = Contrários são curados por contrários. Princípio seguido por
Galeno que estabeleceu as bases da alopatia.
* A visão integradora de
Hipócrates permeia toda a sua obra, cujos textos mais conhecidos são Aforismos e Juramento. A saúde, para ele, é resultado da harmonia entre os quatro humores presentes no corpo e da interação da pessoa com o meio. Higiene, dieta, exercícios físicos, clima e outras circunstâncias são levadas em consideração na avaliação da saúde. O adoecimento obedece a três estágios facilmente reconhecíveis por um observador atento: degeneração (desequilíbrio) dos humores, cocção e crise. Não dá importância à classificação das doenças, levando muito mais em conta a pessoa e seu contexto. Na terapêutica é parco no uso de medicamentos, interferindo somente nos momentos considerados necessários, quando a natureza o indicar. Ficou muito conhecido no seu tempo por sua honestidade científica e na relação com os pacientes e seus familiares, insistindo na necessidade de se trabalhar com a verdade e de se fazer a leitura do prognóstico do estado de saúde. Estabeleceu as bases da ética nas relações entre médicos, entre médico e discípulos e entre médicos e pacientes.
- De Hipócrates a Paracelso
* Os séculos seguintes apresentaram preponderância crescente das crenças de
Cnidos e das práticas de Galeno, chegando ao dogmatismo. O establishment da Antigüidade e, posteriormente, da Idade Média, não permitia qualquer tipo de oposição às idéias galênicas que reinaram quase absolutas por quinze séculos. Galeno ficou conhecido por seus preparados farmacêuticos que incluíam várias substâncias em cada um deles. Sua teriaga, uma de tantas misturas preparadas, chegou a ter mais de setenta ingredientes em sua composição até a época de sua morte. Na Idade Média o preparado já continha mais de cem substâncias, sendo usado como antídoto universal.
* Até o final do Século XIX a teriaga estava registrada nas farmacopéias oficiais de vários países europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário