17/09/08

A HOMEOPATIA...


* --- Inventada em finais do séc. XVIII por Samuel Hahnemann, a homeopatia não tem a idade respeitável da acupunctura. Beneficia, no entanto, da experiência de mais gerações do que muitas outras ditas "paralelas".
---
* --- A teoria homeopática*
---
* --- O princípio da semelhança.
------Se determinada substância provoca certos sintomas num indivíduo são, é capaz de curar os mesmos sintomas numa pessoa atingida por uma doença. É um tipo de raciocínio muito antigo: o espírito humano descobre (ou julga descobrir) certas analogias entre diferentes elementos do seu meio ambiente e procura tirar conclusões a partir delas. Este princípio explica a minúcia com que o homeopata estuda os mínimos sintomas do seu paciente, a fim de encontrar o medicamento homeopático que se lhe adequa exactamente. Conhecem-se os sintomas que uma susbtância provoca no inidividuo são: fizeram-se ensaios voluntários. No entanto, os resultados nem sempre foram estudados de forma científica, no sentido estrito do termo.
----
* ----- Os outros princípios.
------- O homeopata que leva a sua lógica ao ponto de sistematicamente não dar senão um medicamento homeopático ao paciente é chamado "unicista". Aquele que, pelo contrário, prescreve sempre, vários, é chamado "pluralista". Há por vezes grandes batalhas entre estas duas escolas, mas muitos profissionais sustentam uma posição intermédia. A homeopatia pode teoricamente tratar todas as doenças: o seu único limite é a existência de métodos mais eficazes. O vocabulário particular, utilizado nomeadamente no caso das doenças crónicas (miasmas, diáteses, etc.) provêm da medicina antiga.
* --- O método homeopático baseia-se na diluição das substâncias activas. Com efeito, estas são extremamente diluidas antes de serem distribuídas ao público, a fim de eliminar quase todos os efeitos tóxicos. Para lá da diluição chamada 12 CH (diluição a 1/100, 12 vezes seguidas) não há cientificamente persistência de qualquer matéria ou de qualquer molécula; os homeopatas utilizam com frequência, mas não obrigatoriamente, estas diluições extremas e estâo convencidos da sua eficácia, embora ainda não existam provas científicas dela.
---
* --- A prática
*--
------- Em princípio, qualquer substância, seja ela qual for, pode ser benéfica, desde que provoque sinais no indivíduo são. Assim, a homeopatia utiliza os três reinos - vegetal, animal e mineral.
* --- A forma de administração mais corrente é o "grânulo", esfera com alguns milímetros de diâmetro, constituída por sacarose e lactose, impregnada pelo medicamento. Colocam-se, por exemplo, três "grânulos" debaixo da língua três vezes por dia. Esta via de administração também é utilizada para certos medicamentos alopáticos, porque a substância entra directamente em circulação sem sofrer os ataques do tubo digestivo. Outra forma frequentemente usada é o "glóbulo"ainda mais pequeno que o "grânulo", disponível em tubo, que é tomado de uma só vez por semana.
* --- Devido à obrigação de eficácia (nos limites dos conhecimentos actuais), a homeopatia é reservada às doenças relativamente benignas. Os seus promotores consideram-na eficaz contra as dores, a fadiga, certas afecções reumáticas, cutâneas, gastrintestinais, alérgicas, psicológicas, etc. As perturbações a tratar devem ser funcionais, isto é, sem lesão de orgão e devidas a uma anomalia de funcionamento. Inversamente, quanto mais orgânicas forem, ligadas à existência de uma lesão, mais a homeopatia deve ceder o passo a outras técnicas.
* --- A consulta baseia-se sobretudo no interrogatório, o exame propriamente dito é sucinto.
* ---
* --- Mais ou menos reconhecida, a homeopatia é ensinada em algumas faculdades de Medicina da Europa. O seu exercicio é aí reservado aos médicos, depois de três anos de estudos especializados.
------Talvez seja chegado o tempo para se divulgar tudo aquilo que têm sido as descobertas científicas, no campo da homeapatia, que tem a sua raíz nas tradições naturalistas dos nossos ancestrais, que conheciam os efeitos terapêuticos de muitas das ervas que crescem nos nossos campos... e lhes davam utilização no dia-a-dia do lar. Durante séculos, a ervanária serviu como lenitivo para muitas maleitas. A homeopatia, seguindo os mesmos princípios curativos, poderá ser um lugar importante na medicina curativa.
* --- Em Portugal, o exercício da homeopatia não está ainda regulamentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário