05/10/08

A MEDICINA


* O contínuo progresso do saber e das técnicas no domínio médico, particularmente desde meados do século XX, não deve fazer esquecer os novos desafios com que a medicina se vê confrontada, por exemplo as dificuldades ligadas ao crescimento das despesas em matéria de saúde. Por outro lado, é cada vez maior o interesse pela saúde no sentido mais lato, conceito que abrange nomeadamente o bem-estar psicológico do ser humano e a luta contra a poluição.
* Hipócrates é considerado o pai da medicina. Considera-se que viveu entre 460 a 377 a.C. e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais, devido à limitação do conhecimento da época.
* Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o atomisto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. No primeiro século de era cristã, Cláudio Galeno, outro médico grego, deu contribuições substanciais (baseado em dissecções de animais) para o desenvolvimento da medicina.
* Na
Idade Média os religiosos assumiram o controle da arte de curar através de medicamentos e deixaram para os barbeiros, que já lidavam com a navalha, a arte de drenar abcessos e retirar pequenas imperfeições do penis. A formação de secreções purulentas era considerada normal e saudável.
* Em
1865, Louis Pasteur teorizou que as infecções eram causadas por seres vivos. Foi ele o inventor do processo de pasteurização, muito utilizado no leite. Lister, em 1865, aplicou pela primeira vez uma solução antisséptica num paciente com fraturas complexas, com efeito profilático na infecção. Iniciou-se assim uma nova era.
* Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina ao observar que as colónias de bactérias não cresciam próximo ao mofo de algumas placas de cultura. Surgia uma nova era: a dos antibióticos, que permitiu aos médicos curar infecções consideradas mortais. A evolução desde então não parou. A eterna luta do homem contra a morte entrou numa nova etapa, cada vez mais moderna e cara

Sem comentários:

Enviar um comentário