10/09/08

HISTÓRIA DAS ARÁBIAS...?

"Mapa do bezerro" encontrado na Península de Omã
***
- A Arábia, que constitui uma ponte entre a África e a Ásia, tem um interesse arqueológico capital, principalmente no que se refere às fases mais antigas da pré-história. Na gruta de al-Guzaha (Hadramut), no Iémen, os níveis terão um milhão de anos e há mençãode inúmeros locais de tipo mustierense, em toda a península.
- O período Neolítico está representado em várias regiões onde outrora se desenvolveu a agricultura e a criação de gado, sobretudo de bovinos. A arte rupestre, muito rica, nomeadamente na região de Sada, inclui numerosas representações de bovídeos. Aliás, a presença de cerâmica pintada, proveniente da cultura de Obeid, na Mesopotâmia, demonstra que houve contactos marítimos regulares entre esta região e a costa do Golfo, a partir do V milénio antes da nossa era.
- Os primeiros "sítios" da Idade do Bronze datam de 3.000 a.C.Na Península de Omã encontramos Bat, Hili e Mayar, que são verdadeiros oásis onde as bases de subsistência assentavam na agricultura de regadio e no aproveitamento dos recursos proporcionados pelas palmeiras. O cobre das montanhas de Omã, que desde aquela data se exporta para as cidades da Suméria e para as aldeias da costa de Ras al-Djunayz, é um elemento i9mportantíssimo no desenvolvimento do comércio marítimo no oceano Índico.
- A partir do III milénio a.C., a região, além de manter os contactos com a Suméria, estabelece-os igualmente com a civilização do Indo. Na Idade do Bronze (III-II milénio a.C.), a população das inúmeras aldeias e lugarejos do Iémen pratica uma agricultura cerealífera, principalmente o sorgo e a cevada. De resto, usa-se o cobre e a cerâmica, apresentando esta afinidades com a Palestina, mas também pela sua decoração, com as culturas do Sudão, suas contemporâneas. Atribuem-se ainda a esta época os alinhamentos de pedras dispostas verticalmente.
- Do Kuwait até ao Bahrein, desenvolveu-se a cultura de Dilmon - nome dado a esta região pelos Sumérios - que conheceu uma evolução paralela, desde finais do IV milénio. Desta cultura se conhece, em especial, a fase final, entre o ano 2200 e 1750 a.C., que se desenvolveu ao longo do litoral, desde Faylaka até ao Barhrein e ao Qatar. Os lugares têm um aspecto urbano e a cultura material, apesar de influenciada pela Mesopotâmia, apresenta muitos aspectos originais, nomeadamente os pequenos sinetes redondos chamados de "do Golfo". No II milénio, a região é denominada pelas dinastias Cassitas, da Mesopotâmia.
- Dessa história e do período pré-islâmico falarei em próximo escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário