02/02/08

PENSO ... EXISTO ...


"Penso, logo existo".
A frase de Descartes mostra o quanto é vital para o homem o “pensar”.
O homem, com as asas do pensamento viaja sem sequer sair do lugar. O pensamento permite ao homem, colocar diante de si algo para ser avaliado, compreendido ou escolhido sem o ter efectivamente à sua frente.
O pensamento para ser melhor entendido, é uma actividade da inteligência e da consciência, que possibilita ao homem , conhecer e aprender coisas através da abstracção e da inteligência, e quando da posse destes componentes , possibilita ao homem formular a si mesmo uma concepção da verdade da “coisa”.
O pensamento como fruto da inteligência , também serve para caracterizar o homem e a sua racionalidade, pois coloca-o actuando em seu meio não apenas através dos instintos e dos hábitos.
Outro ponto de diferenciação e qualificação do homem diante de todos os outros seres do planeta é o de permitir que estabeleça relações e a partir destas , compreenda e repasse conhecimentos através da linguagem, e esta só acontece, com o exercício da inteligência como pensamento.
“Pensar para poder existir”. Por que tal afirmação? A resposta para esta pergunta vem ao compreendermos o papel do pensamento diante da inteligência, que é a característica de diferenciação do ser humano, pois ao entendermos que a inteligência recebe, capta, absorve o que chega a ela através dos sentidos, veremos que a simples “absorção” não é o ciclo completo do conhecimento; é necessário elaborar, conceber, conceituar o que foi apreendido, e este é o papel exercido pelo pensamento.
O conceito ou ideia é o que dá “significado”.
O pensamento permite ao homem ao ver uma flor que veja esta flor não apenas como um “pedaço de mundo”, mas que também “simbolize” a chegada de uma estação ou a lembrança de uma situação ou ainda que formule em si um acontecimento futuro, ao fazer da simples “flor” um presente para a pessoa que deseja ter ao seu lado.
O pensamento é o “motor” da história do mundo desde que o homem se tornou racional, pois ao tomar posse da capacidade de... , passou a construir a história ao lado da natureza modificando-a até inclusivé.
O pensamento humano elabora conceitos, idealiza, dá significado, cria juízos e faz com que o homem tenha dentro de si um universo, fazendo com que através do “pensamento” seja a “imagem e semelhança” de Deus, pois se há um universo de todos criado por Deus, há também um universo em cada um criado por nós mesmos. Diante de tudo isso entendo Descartes, pois é ao pensar que faço tudo existir em mim.






1 comentário:

  1. O Homem, ao contrário do resto da Criação, tem capacidade para construír sonhos, revelar aptidões para as artes em toda a dimensão da sua expressão. É o único a poder pensar antes de agir, para que assim seja mais consistente a decisão que possa tomar, quando necessária. Pensar é vida, pois no pensamento está a verdade do Ser Humano em toda a plenitude. Será esse o motivo porque não para de pensar em ti? Mas de forma positiva, pois penso em ti...com muito amor.

    ResponderEliminar