07/04/09

A SEMANA MAIOR DO CRISTÃO

CRISTO, O FILHO DE DEUS, FOI CRUCIFICADO NUMA CRUZ!
- Na Semana Santa, os cristãos comemoram os sofrimentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações acontecem na semana que vai do Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa. Nomes de cada dia: Domingo de Ramos; Segunda-feira Santa; Terça-feira Santa; Quarta-feira Santa; Quinta-feira Santa ou de Endoenças; Sexta-feira Santa ou da Paixão; Sábado Santo ou de Aleluia; Domingo da Páscoa ou da Ressurreição.
- O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém.
Jesus foi a Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com seus discípulos. Segundo os evangelhos, entrou sentado sobre burro e foi aclamado pela população que via n'Ele o Homem que operava milagres e era o enviado de Deus.
- Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa tem origem no hebraico Pessach, que quer dizer passagem: passagem da escravidão à liberdade, da morte à vida. A festa conhecida como a páscoa judaica chama-se Pessach e comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito.
- A Páscoa católica é uma das datas mais importantes do Cristianismo e comemora a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo aos céus. No Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição, são celebradas missas festivas durante todo o dia.A Páscoa é um feriado móvel (a data varia de ano para ano), que serve de referência para outras datas. O dia é calculado como sendo o primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre após a entrada do outono no hemisfério sul ou da primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. Para determinar a data da Páscoa, mesmo sem ter conhecimento astronômico, conta-se pela Quaresma que dura 40 dias - inicia-se na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do domingo de Ramos.
- No Domingo de Ramos, a Igreja recordou esses louvores da multidão que cobriu os caminhos por onde Jesus passava, com flores, palmas e ramos, ao mesmo tempo que cantava: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor".
- Nos dias de hoje, os cristãos manifestam sua fé em Jesus, levando ramos à igreja para serem abençoados pelo sacerdote. Nessa benção, a Igreja implora a saúde do corpo e da alma dos que moram nas casas onde esses ramos serão guardados.
- No entanto, apesar dos cânticos e hossanas ao Filho de David, Cristo foi preso, levado perante o Sinédrio, andou de Caifás para Pilatos... até que este lavou as mãos como sinal de que não se considerava um dos que sujou as mãos de sangue de um Inocente, cujo único crime foi amar o mundo como o Pai ama, pois Ele é Deus com o Pai e com o Espírito Santo!
- Foi esse mesmo Espírito de Deus que cobriu a terra na hora em que o Filho Unigénito de Deus cumpriu a Sua missão salvífica, morrendo na Cruz, sinal maior dessa mesma Salvação.

1 comentário:

  1. Muito bom. É preciso, hoje mais do que nunca, falar de Cristo e reflectir sobre o que realmente foi a sua passagem por entre nós, como Homem e domo Deus.

    ResponderEliminar