11/04/09

O SÁBADO SANTO...

... ou a Vigília Pascal é o ponto culminante da celebração da Morte e Ressurreição de Cristo, pois é o centro do ano litúrgico, a mais antiga, a mais sagrada de todas as celebrações, "a mãe de todas as vigílias", no dizer de Santo Agostinho.
Celebra-se a "passagem" da morte do pecado à vida da graça, que se inicia pelo Baptismo. Ser baptizado é, na verdade, morrer com Cristo, para ressuscitar com Ele.
"A água do Baptismo é o Mar Vermelho, que traga as forças do mal e liberta o Povo de Deus; é o sepulcro do Calvário, onde é deposto o homem corruptível e donde sai, vivo, o homem novo." Por isso, a Igreja desde a mais alta antiguidade, pensou que o melhor meio de celebrar o Mistério Pascal é baptizar, nessa noite, os seus catecúmenos e levar os baptizados a reviver a própria ressurreição e a tomar consciência do seu nascimento como Povo de Deus.
É a noite da luz, a noite Santa em que esperamos o Ressuscitado, porque Cristo não morreu! Ele está vivo e sentado à direita do Pai, porque desceu aos infernos, mas venceu a morte e Ressuscitou! Cantemos Aleluias, porque a Morte e Ressurreição de Cristo redimiu a humanidade de todo o pecado!

Sem comentários:

Enviar um comentário