31/03/09

O DIA DAS MENTIRAS

Não existem provas quanto ao porquê do Dia das Mentiras, sendo que se tornou uma das celebrações mais persistentes na vida humana, pois é um dia comemorado um pouco por toda a parte.
Esta comemoração do dia 01 de Abril julga-se poder estar ligada à introdução do calendário gregoriano, quando decorria o ano de 1564. Até esta data, o início do ano comemorava-se na semana que ia de 25 de Março a 1 de Abril, para que viesse a coincidir com o equinócio de Primavera. Foi o rei francês Charles IX quem adoptou o novo calendário, que iniciava o ano a 1 de Janeiro, mas houve muitas pessoas que, ou por falta de conhecimento ou puro conservadorismo, não aceitaram muito bem esta alteração. Os adeptos do novo calendário faziam troça deles, chamando-lhes os "tolos de Abril", convidando-os para festas inexistentes a realizar no dia 1 de Abril e pregando-lhes as mais variadas partidas.
Esta tradição veio a estender-se para outras regiões da Europa, chegando, posteriormente, à América. Houve muitos órgãos de comunicação social que aderiram à comemoração, sendo tradicional eles incluirem, entre as notícias autênticas, uma que não passaria de um completo disparate, mais ou menos disfarçado, para assim testarem a perspicácia e credulidade dos seus leitores, ouvintes ou tele-espectadores. Os jornais desportivos aproveitam-se para anunciar a "venda" jogadores inegociáveis de um clube a um outro, preferencialmente um rival que cause mais celeuma entre os adeptos...
Outra origem bem poderá encontrar-se no facto de o dia 01 de Abril ser o dia de homenagem ao Deus Pagão nórdico Loki, que era o Deus das Brincadeiras e Partidas. Por ocasião das invasões bárbaras um pouco por toda a Europa, pensa-se que este costume terá sido adoptado, mas quando o Cristianismo tomou conta do continente europeu, esse Deus Pagão veio a ser derrubado e o costume deixou de ter cariz religioso, passando a ser apenas um acontecimento meramente folclórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário