17/03/09

DIA DE SÃO JOSÉ... DO PAI...

No dia 19 de Março comemora-se o Dia de São José e o Dia do Pai! É uma data importante no conceito dos cristãos, porque comemora o Pai adoptivo de Jesus Cristo, mas também assaz importante para todas as comunidades, porque é um dia especialmente dedicado aos pais.
O culto a São José começou, provavelmente, no Egito, estendendo-se mais tarde para Ocidente, onde tem hoje grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX proclamou São José "O Patrono da Igreja Universal" e foi então que passou a ter o culto no dia 19 de março.
Apesar da sua enorme importância dentro da Igreja Católica, São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, pois só é mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
São José, descendente de Davi, era carpinteiro na Galiléia e tinha um compromisso com com uma jovem de nome Maria.
Segundo a tradição popular, a mão de Maria tinha muitos pretendentes, mas foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebe a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz o Menino Jesus, José ficou bastante confuso, porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em sonhos, um anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe que o Menino era o Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu num humilde estábulo, em Belém.
Quando Jesus fez dois anos, José foi novamente avisado por um anjo para fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam condenadas ao extermínio, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram então para o Egito e ali permaneceram até que um anjo o avisou da morte de Herodes.
Temendo o sucessor do tirano, São José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Um outro momento da vida de Cristo em que José mostra a sua condição de guardião de Jesus é na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos.
Na companhia de alguns dos seus vizinhos, José e Maria voltavam à Galiléia, com a certeza de que Jesus estaria no meio do grupo.
Quando chegou a noite e não tendo notícias do seu filho, regressaram a Jerusalém e fazem uma busca que durou 3 dias.
Para surpresa de Maria e José, Jesus foi encontrado no templo no meio dos doutores da lei mais eruditos, explicando-lhes coisas sobre as Escrituras que o deixavam admirados.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
É lógico que apenas no seu dia se poderia comemorar o DIA DO PAI, pois é também exemplo para estes.

TENHAM UM BOM DIA DO PAI!

1 comentário:

  1. Hoje dia do homem que ouviu e confiou nas palavras que o anjo lhe transmitiu, criou o filho de Deus com honra, o protegeu enfim foi um excelente pai. Que todos os pais possam ter ele como exemplo: "São José, valei..

    ResponderEliminar