13/03/09

UM DIA DE AZAR... OU SORTE?

A crença de que o dia 13, ao coincidir com uma sexta-feira, é um dia de azar, é a superstição mais arreigada no espírito dos cristãos. Existem algumas explicações para essa crença, e a mais forte delas, segundo os entendidos, é o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, quando da sua última Ceia, estarem 13 pessoas sentadas à mesa: Ele e os seus 12 Apóstolos.
Mas muito mais antigas , porém, são as duas versões extraídas das lendas da mitologia nórdica. Na primeira versão, conta-se ter havido um banquete para o qual foram convidados 12 deuses . Loki, o espírito do mal e da discórdia, resolveu aparecer no banquete sem ser convidado... e logo tratou de armar uma confusão enorme, que só terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí surgiu a crença de que convidarem-se 13 pessoas para um jantar prefigura uma desgraça, com toda a certeza.
Segundo reza outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que originou a palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa. Como forma de vingança, ela passou a reunir-se, todas as sextas, com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 entretinham-se então a rogar pragas aos humanos.
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido originada na Sagrada Escritura. Mas esse testemunho, porém, é entendido tão arbitrariamente que o mesmo algarismo, em vastíssimas regiões do planeta - incluíndo os países cristãos - é bastante estimado como o símbolo de boa sorte.
O argumento dos otimistas baseia-se no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este o símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não é raro verem-se os dísticos místicos dos templos estarem encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como qualquer coisa de santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
Falando agora da civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de muita estima, porque eram 13 os Estados que constituíam inicialmente a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), é composto por 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Sem comentários:

Enviar um comentário