13/10/07

A CAPACIDADE DE SABER OUVIR ...


b - A maior parte de nós tem plena capacidade auditiva, mas isso não significa necessariamente que tenhamos o dom de saber ouvir.
m - Embora a audição seja uma dádiva maravilhosa, não há como negar que poucos, muito poucos de nós, dominamos a arte de ouvir.
G - Ainda não conseguimos ouvir os queixumes dos outros sem que atravessemos um comentário a respeito os nossos próprios aborrecimentos.
mm - Deixamos assim de escutar as histórias dos outros, para narrar a nossa própria, como se apenas esta fosse digna de ser registrada e conhecida. Ainda não conseguimos ouvir as críticas que nos fazem. Em poucos instantes já estamos irritados e ofendidos, mais preocupados em nos defender ou até em agredir verbalmente o outro.
t - Ouvir com serenidade tudo o que nos querem falar, por ora, parece ser superior às nossas forças. Ainda não conseguimos ouvir conselhos e orientações que sejam dirigidas à nossa melhoria íntima.
- - Esse tipo de conversa sempre nos parece aborrecida e sem sentido, afinal, muitas dessas palavras sábias representariam mudança de conduta e o abandono de muitos vícios. Não estamos dispostos a isso.
k - Mas se a conversa gira em torno de maledicências, aí então, os ouvidos parecem ficar mais capazes de registrar sons e nosso interesse fica aguçado.
o - O sono passa e sempre há tempo para querer saber algum detalhe a mais a respeito do assunto. Muita conversa inútil preenche nossas horas e consome nosso tempo.
s - Muitos exemplos infelizes são tomados como modelos de atitude, por equívoco daqueles que os ouvem.
a - Inúmeras dificuldades são criadas em nossa intimidade pelo desequilíbrio gerado pela maledicência. Por outro lado, muitos amigos precisam de nós para um diálogo saudável e nós não temos sensibilidade suficiente para deixá-los falar. Muitas palavras acertadas que nos auxiliariam a não incidir mais uma vez no mesmo erro, deixam de ser escutadas por desatenção.
l - A capacidade de ouvir não se limita exclusivamente à possibilidade de captar sons. Temos sido surdos em um mundo repleto de sons que poderiam transformar nossas vidas em sinfonias de amor e de realização.
k - Temos sido criaturas incapazes de perceber palavras e histórias maravilhosas de pessoas que nos cercam e que muito poderiam nos ensinar.
t - Somos surdos quando se trata de escutar verdadeiramente aquilo que precisamos ouvir. É necessário e urgente que desenvolvamos a real capacidade de ouvir.

1 comentário:

  1. Cara! Sensacional esse artigo! Tava precisando ler uma coisa e por acaso acabei entrando aqui e adorei muito saber sobre tudo isso. Muitíssimo obrigado mesmo por falar dessa maneira. Eu pude captar muitas coisas e aprendi muito mesmo.
    Obrigado mais uma vez! Vou me reeducar bastante com todo esse aprendizado.

    Marcelo.Rio Branco, Acre.

    ResponderEliminar