19/10/07

DIALOGANDO...

**** O ser humano, pelo seu perfil psicosomático, precisa de viver acompanhado.
---- Tem uma necessidade intrínseca em se relacionar com o outro, de comunicar socialmente com o mundo em que vive, de estar em constante contacto com outros seres, seus iguais. Quando foge do mundo, isolando-se da sociedade e do convívio com o seu semelhante, torna-se num ser embrutecido, endurecido, completamente desligado dos sentimentos que lhe deveriam ser próprios.
**** Momentos há, digamos a verdade, em que há a necessidade de ficar-mos a sós, fechando-nos na nossa concha, numa íntima auto-análise do próprio mundo , especialmente quando pretendemos melhor o nosso "eu". São estas ocasiões que nos tornarão capazes de melhor entender e conviver com os outros em sociedade.
**** Uma das atitudes mais simples e essênciais para o ser humano é dialogar.
**** Quando conversamos, estabelecemos contacto vital com o mundo que nos rodeia. Somos parte desse mesmo mundo, porque participantes activos através do diálogo, porque dialogar é a maior fonte de prazer que possuímos.
**** É através deste intercâmbio que transmitimos experiências e absorvemos as dos outros, coisa que nos será bastante útil.
**** Além do enriquecimento pessoal, que nos é proporcionado, podemos deste modo avaliar os nossos sentimentos de solidariedade e cooperação, reportando-nos aos diálogos mais construtivos e enobrecedores do carácter.
*****É este um bom conselho que podemos dar a nós próprios: Não desperdicemos os diálogos com aqueles amigos que nos são mais próximos e vamos procurar incentivá-los nas nossas vidas.
**** Por certo que estaremos a tornar mais rica a nossa vida e seremos pedras angulares da sociedade a que pertencemos. DIALOGUEMOS, POIS!!!

1 comentário:

  1. Não sei porquê, mas julgo que estás a convidar-me para dialogar contigo... mesmo que estejamos sempre sintonizados através do diálogo de vida que nos une os destinos.
    É como dizes: O DIÁLOGO é um ponto de união do mundo... especialmente quando é constructivo, activo e sem outra intenção que não seja promover a concórdia de opiniões, porque a divergência afasta o diálogo e dá azo ao monólogo... que não é, de forma alguma, uma prática saudável e capaz de gerar união entre as pessoas. Não será a falta de diálogo a geradora de divórcios, a causadora de dissenções capazes de gerar guerras entre os povos?
    Junto a minha à tua voz: DIALOGUEMOS sem demora e tornemos o mundo mais fraterno, porque se entende!
    Beija-te o teu dialogante marido Victor.

    ResponderEliminar