12/10/07

ELOGIAR ...

d O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
h O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca dos objetivos e metas.
n Nesse percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam.
C Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes ou colegas de trabalho, é um grande incentivo. Aprendemos a elogiar as boas atitudes, as idéias felizes, os esforços sinceros daqueles que caminham conosco.
f Digamos-lhes o quanto foi importante trabalhar juntos dedicadamente.
u Evitemos abrir a boca para a crítica desalentadora, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos. O rigor desanima e afasta, tanto quanto as bajulações excessivas.
k Elogiar é reconhecer os esforços dos outros, assim como gostaríamos que fizessem conosco.
(Adaptado do livro"Pequenas Atitudes", de Joamar Z. Nazareth. )

1 comentário:

  1. O elogio tanto pode ser bom como mau para a afirmação da pessoa que o recebe.
    É que andam por aí umas pessoas cujo ego é por demais passível de ficar impossível de aturar, pois são aquilo que se pode chamar de "caçadores de elogios". Essas pessoas não prestam, na realidade, porque quem faz qualquer coisa digna de encómios, não anda de sino na mão a anunciar que fez. Não disse Cristo "Que não saiba a tua mão esquerda aquilo que fez a direita"? Pois é isso mesmo! O elogio é sempre bom ser feito a quem o merece, porque é o reconhecimento de que quem o recebe é pessoa merecedora de que tal aconteça, mas a humildade deve ser a resposta, porque fortes são os humildes de coração, a quem Deus destina a terra.
    Parabéns, meu amor, porque dás aos mortais pistas para a vida. Ama-te o teu marido Victor

    ResponderEliminar