21/02/09

Carnaval... o que é ?


Começam este fim-de- semana, um pouco por todo o mundo as "festinhas" de Carnaval ou do Entrudo. Espera-se sempre que corra tudo bem ... mesmo sabendo que é um período onde se praticam as maiores patifarias.... porque "é Carnaval... nada parece mal!".
Mas vamos tentar descobrir o que é o Carnaval. Com a ajuda das nossas memórias, do que se disse deste evento ao longo dos anos, seja nos jornais, seja no passa palavra de pais, avós, tios ou primos, ficamos a saber que:
Há teses que defendem que o Carnaval nasceu antes de Jesus. O Carnaval "acontece" sempre depois do Natal e é celebrado, normalmente, no mês de Fevereiro. É muito difícil estabelecer-se quando foi, ao certo, a primeira festa de Carnaval em Portugal.
Carnaval quer dizer "carne nada vale", ou seja, o Carnaval (que é sempre a uma terça-feira) é o último dia, após o Natal, em que se poderá comer carne, pois no dia seguinte começa a Quaresma e aí está vedadado o consumo desde produto animal. Só depois de haver passado a Páscoa é que poderemos voltar a comer carne todos os dias.
Os dias de Carnaval são dias de muita festa, muita alegria, muita música e fantasia... pois no dia seguinte, com o início do tempo de Quaresma, inicia-se um período de reflexão, de conversão e reconciliação, que é de certo modo triste por causa da morte de Jesus, mesmo que saibamos que a Ressurreição é motivo de júbilo... e Cristo teria de morrer para poder ressuscitar dos mortos, pois só assim completaria a Sua missão salvífica.
O Carnaval é uma festa anual, onde as pessoas se mascaram e é celebrado de forma diferente em vários países do mundo, se bem que haja sempre, em qualquer dos casos, muita diversão e folia.
As festas de Carnaval também são conhecidas por proporcionarem oportunidades únicas para pregar partidas engraçadas e gozar com os outros.
Em Portugal, os Carnavais mais conhecidos acontecem em Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé, Sines, Loures ou Tomar, mesmo que já comecem a aparecer outros locais onde decorrem desfiles de carnaval, batalhas de flores, bailaricos e muitas outras demonstrações de que o Carnaval foi, é e continuará a ser um período de descompressão... até como forma de exorcisar as crises porque, ciclicamente, este país vai passando.

Sem comentários:

Enviar um comentário