22/10/08

VAMOS FALAR DOS... HEBREUS? - I

»»» Na Bíblia é dado o nome de "Hebreus" aos descendentes do Patriarca Abraão, cuja história narra a Aliança com o Deus e a sua fixação no País de Canaã. Esta história termina no ano 135 d.C., no final de uma guerra sem quartel havida contra a Roma Imperial. A partir de determinado momento, o Povo Hebreu passou a designar-se como Judeu, nome porque inicialmente se conheciam os pertencentes ao Reino de Judá (de 931 a 587 a.C.). É assim que a história dos Hebreus se vem a prolongar no Judaísmo, o qual, depois de terminar o Estado Judeu antigo, se vem a dispersar entre as nações, constituíndo-se assim como o Povo Judeu da diáspora.
»»» Por volta do ano de 1760 a.C., um pequeno clã, conduzido por Abraão, instala-se no País de Canaã, entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Nesta Terra Santa - parte daquela que será chamada a Palestina - os Hebreus viviam como nómadas, sob a condução de "patriarcas". Abraão - o "Pai dos crentes" que abandonara Ur, na Mesopotâmia, seguindo o apelo do Deus único - e os seus descendentes, Isaac e Jacob. Perseguidos pela fome, estabelecem-se no Egipto, beneficiando das funções que José, um dos filhos de Jacob, exercia junto do Faraó. Mas esta mudança vem a transformar-se, em breve, numa feroz escravatura, difícil de suportar
»»»A alma da resistência, no momento, é Moisés, que se tornará em instrumento da libertação do Povo por Iavé. Esta saída do Egipto , o Êxodo, que se efectuou por volta do ano 1250 a.C., segue-se à recusa das autoridades Egípcias em anuir a que os Hebreus celebrassem ou fizessem qualquer sacrifício em honra de Iavé. Pelos prodígios que antecederam a passagem do Mar Vermelho, que foram as dez pragas do Egipto, ficará na memória colectiva do Povo como uma epopeia que glorifica Iavé e Moisés. Esta passagem do Mar Vermelho deu azo à instituição solene da maior festa do Judaísmo: A PÁSCOA - que em Hebraico é pessab ou passagem - cuja celebração anual significa o verdadeiro nascimento da Nação Hebraica.
»»» Os Hebreus levam uma vida de transumância durante vários anos, na região do Sinais, onde recebem a sua Lei, a Tora, e fazem uma solene Aliança com o seu Deus. Esta paragem no deserto, marcada pela figura e pelo papel de Moisés, será decisiva para instaurar a religião Hebraica.
»»» Sob a condução de Josué e depois de uma conquista longa e difícil, o Povo hebraico instalou-se (entre 1220 e 1200 a.C., aproximadamente), em Canaã, o "país onde corre o leite e o mel". Aqui, dividindo o território pelas tribos que foram consideradas descendentes de Jacob-Israel, constitui-se como nação e estabelece uma democracia tribal.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário