13/10/08

HISTÓRIA... NÃO DA CAROCHINHA


* Num momento de reflexão, dei comigo a pensar no conceito de amizade, de ajuda, de dádiva generosa àquele que nos pede ajuda para os seus males do corpo ou do espírito, seja em bens materiais ou espirituais. E não me passou ao lado o conceito de que há amigos que nos tratam pior que inimigos, vindo-me à memória um velho trecho de História Pátria, lido quando dos meus anos de estudante.
* Como sabemos todos - vocês e eu - a Inglaterra é a mais antiga aliada de Portugal, mercê dos vários tratados que foram sendo assinados entre o Reino de Portugal e o Reino de Inglaterra, em vários momentos da nossa história como País. É assim que, em consequência do Tratado de Tagilde, feito pelos Duque de Lencastre e por D. Fernando, Rei de Portugal, tivemos de aguentar a "bárbara invasão" das tropas inglesas, que aqui chegaram em meados do mês de Julho de 1380, para lutar contra o Reino de Castela.
* Veja-se o que são quase meia centena de navios a demandar o Tejo, transportando aproximadamente 3.000 homens em armas, todos eles veteranos da Guerra dos 100 Anos, cavaleiros e arqueiros experimentados liderados pelo Conde de Cambridge. O primeiro contacto desta gente com o povo de Lisboa foi um desastre completo: - Como se fossem um exército de ocupação, em luta com o inimigo, deixaram destruição e morte por onde passaram, pois matavam, roubavam, pilhavam e violavam as mulheres um pouco por toda a Lisboa e arredores. Mostravam completo desprezo por todo e cada um daqueles que neles haviam confiado, parecendo que os Portugueses eram os seus inimigos mais odiados e que urgia apoderarem-se do Reino de Portugal.
* Recordo ainda Fernão Lopes, que contava, na sua Crónica de D. Fernando que... "muitas vezes mais era o dano causado que aquilo que gastavam em comer. Porque tal havia que se tinha vontade de comer uma língua de vaca, matavam a vaca, tiravam-lhe a língua e deixavam para trás o resto da vaca. O mesmo faziam ao vinho e a todas as outras coisas."
* Acredito que o Rei D. Fernando se terá arrependido por ter subscrito tão aviltante "ajuda", pois que tratou de que eles fossem para o Alentejo, guarnecer as fronteiras... mas estava-lhes entranhado o desejo de fazer o mal, pelo que trataram de atacar Borba e Reguengos de Monsaraz, tomaram em assalto o Redondo e procuraram fazer o mesmo a Évora Monte, mas aqui saiu-lhes a coisa mal, pois o povo escondeu haveres e alimentos. Eles bem torturavam as populações, para que dissessem onde esconderam a comida, mas o povo reagiu de forma violenta , e em fojos de pão ou de qualquer outra forma possível, matavam muitos soldados ingleses, às escondidas, calculando o cronista que talvez dois terços deles não tenham podido voltar a Inglaterra.
* D. Fernando preferiu fazer as pazes com Castela, dando em casamento a sua filha Dona Beatriz a um filho de D. João de Castela... apesar de ela vir a casar com o próprio D. João... apesar de também haver sido prometida a um filho do conde de Cambridge. Havia era que acabar com o estado de coisas e fazer que os ingleses regressassem à sua pátria. Cá apenas tinham feito estragos de grande monta, até porque as mortes não têm preço.
* Recordo ainda que Luis Vaz de Camões, o nosso vate imortal, resumiu de forma completa o reinado do Rei Fernando I, o Formoso, quando disse do seu reinado:
"UM FRACO REI FAZ FRACA A FORTE GENTE!"

Sem comentários:

Enviar um comentário