29/12/10

FIM DO ANO... NOITE DE SÃO SILVESTRE!!!

Não sei se os "foliões" de fim de ano, depois das passas e do champanhe - se não houver espumante para o efeito -... ter sido devidamente "emborcado", estarão em condições de pensar um pouco no dia que estão a comemorar. É que não é um dia qualquer, pois além de ser feito o Reveillon, é o Dia Mundial da Paz, o Dia de Ano Novo, o dia de S. Silvestre e um dia em que todos nós renovamos a esperança de mudanças no nosso quotidiano.
Falei em São Silvestre... mas sabemos mesmo quem ele foi?
Este Santo nasceu em Roma e foi ordenado pelo Papa São Marcelino, logo após obtida a paz para as perseguições que foram perpetradas pelo Imperador Diocleciano. São Silvestre ultrapassou esses tempos de terror e testemunhou a abdicação de Diocleciano e de Maximiliano, assim como ao triunfo de Constantino, acontecido em 312. Cerca de dois anos após, foi ordenado Bispo de Roma, sucedendo a São Melquíades. Nesse mesmo ano enviou quatro delegados seus para o representarem no Concílio da Igreja Ocidental em Aries, cujas decisões foram por ele implementadas na Igreja.
Em 325 Constantino mandou reunir o Concílio de Niceia, que foi considerado o primeiro Concílio Ecuménico da história da Igreja. Nele foi definida a divindade de Cristo, foi aprovado o Credo contra a heresia ariana e venceu-se o Cisma de África com o Imperador a impôr a paz para o Império . São Silvestre, dada a sua avançada idade, não esteve presente, mas fez-se representar pelos seus legatários, chefiados pelo Bispo Ósio de Córdoba.
Não suscita dúvidas o facto de São Silvestre, que foi eleito Papa em 31 de Janeiro do ano de 314, poucos dias após o Imperador Constantino ter emitido o Édito de Milão, que deu permissão à existência do Cristianismo, ter usado bem a sua qualidade de conselheiro e director espiritual do Imperador, que até ofereceu o seu Palácio Lateralense para que passasse a ser residência papal .
Foi no Papado de Silvestre I que se iniciou a construção da Basílica de São Pedro no Monte Vaticano, em Roma, sob um cemitério pagão. Também iniciou a construção da Basílica de São Paulo extra muro e a Basílica de S. João, também em Roma.
S. Silvestre I morreu no ano 335 dC, tendo permanecido na Cadeira de Pedro durante vinte e um anos, tendo produzido muitos e bons frutos para o Cristianismo. Logo no ano seguinte à sua morte, começou a festejar-se S. Silvestre no dia 31 de Dezembro.
É com este grande Santo - um dos primeiros não mártires reconhecido pela Igreja - que vos desejo um

Sem comentários:

Enviar um comentário