18/03/08

DIA DO PAI? PORQUÊ?

19 de Março é...

  • * Agora mesmo, uns milionésimos de segundo antes de começar a escrever, me assolou a mente a pergunta sacramental: Porque há um "Dia do Pai", "da Mãe", "do Ambiente", "do Idoso" e de sei lá que mais, e não é determinado, por lei universal e irrevogável, que todos os dias são dedicados a tudo aquilo que faça do nosso mundo um lugar um pouco mais aprazível para se viver, onde será possível encontrar-se a Paz, o Amor, a Solidariedade, a Saúde, a Fraternidade... e tudo o mais porque ansiamos... durante todos os dias do ano, pois estes valores deveriam ser designados como "Dias da Felicidade do ser humano" e não "dias de qualquer coisa", especialmente se acontecer não serem ditados pelo coração, mas serem apenas e tão só os dias escolhidos de que se tomou nota na agenda de eventos, visando a promoção de alguns artigos destinados a presentes alusivos a esse dia!
  • * Se sou contra o "Dia do Pai"? Credo! Porventura disse eu uma tal heresia? O que eu sou, tenho a certeza, é a favor de um "Dia do Pai" que não seja mais um dia feito apenas para promoção comercial, mas algo que, no dia-a-dia, brote do coração do Homem como um sinal de amor a unir a Família... que deveria acontecer no quotidiano. É que também o Natal era o "Dia da Família" ... caindo no descrédito por se haver tornado numa montra de "brique-a-braque", visando a promoção de vendas de tudo o que a imaginação se lembra de promover... mas a família... para quê? Não interessa a não ser como potencial consumidora!
  • * o "Dia do Pai" também o é de S. José, o Pai adoptivo de Jesus. Alguém já pensou ser pertinente que o Dia de São José também poderia ser chamado de "Dia dos Pais Adoptivos"? É que estes merecem igualmente ser lembrados, pelo amor generoso que dedicam àqueles que neles encontraram o amor de um Pai, que lhes fora negado pelo progenitor... o tal a quem o Dia do Pai é dedicado.
  • * E se fizessemos uma reflexão sobre este tema? Seria interessante saber os resultados!

Sem comentários:

Enviar um comentário