09/12/07

NO ADVENTO... ENQUANTO NÃO CHEGA A LUZ !

---- Quando os calendários litúrgicos indicam o Advento, não podem restar dúvidas a ninguém: VEM AÍ O NATAL!
-----Cada ano que passa se vai constatando que a Festa da Família, com os serões à lareira, depois da lauta Ceia de Consoada e enquanto se aguardava pela Missa do Galo, onde beijavam o Menino e vinham, alegres, abrir os presentes que o Menino Deus, nascido nas palhinhas de uma humilde manjedoura num Presépio em Belém de Judá, foi substituída pelo patusco e tão americano Pai Natal, que já nem precisa de se mascarar muito, porque as crianças começam a perceber, bastante cedo, que aquilo é uma promoção comercial de um qualquer Centro que pretende promover a época do vale tudo.
---- Por vezes, porque ainda não é proibido pensar, dou comigo a relembrar toda a caminhada que se fazia desde o I Domingo do Advento até à Missa do Galo, na Noite Santa. Em cada Domingo do Advento era explicado um capítulo da história do nascimento do Menino Deus, acontecida em Belém de Judá, vai fazer dois mil e sete anos. Falava-se das professias de Jeremias ou de Isaías..."...e tu, Belém. cidade de Judá, não serás a mais pequena entre as cidades da terra, porque de ti nos será dado um Salvador, que será Luz das Nações...". Ao mesmo tempo começava a preparação das cerimónias e festas próprias da época Natalícia, aprendiam-se cânticos ao Deus Menino, lembrava-se a preferências dos brinquedos que gostariam que o Jesus Natal lhes iria proporcionar... pois até se tinham portado todos muito bem... A lembrança do sabor das deliciosas iguarias da Consoada, começava a fazer crescer água na boca... como estarão as velhozes este ano?... e os coscorões... as azevias... as rabanadas! Se recordá-las nos faz ficar com a boca doce! Será isto um "Milagre de Natal"? Talvez... não deve haver outra razão para não ser mesmo um prodígio do Menino.
----- No entanto... tem sempre de haver um "no entanto" a emperrar o entusiasmo desta festa que já foi da Família, quando vinham todos, alguns de terras muito distantes, louvar o Deus Menino do Presépio da terra, comer as batatas com bacalhau da alegre Consoada, passada com todos os entes queridos presentes, deliciar-se com o magnífico perú, muito tostadinho, cantar alegremente junto ao presépio... até que chega a hora da Missa do Galo, onde vão louvar o Menino Jesus, cantar em Seu louvor, beijar o seu pézito rosado... desejando que tudo termine para ir vêr as prendas que os Anjos do Céu, mandados por Jesus, trouxeram para cada um de nós, em recordação das oferendas que os pastores lhe fizeram na Noite Santa, complementadas pelos Magos do Oriente, quando ofertaram ouro...incenso...mirra, muitas coisas estão a mudar!
----- É que o Natal agora é outra coisa, está mais comercial, mais "soft", mais virado para as grandes vendas nos centros comerciais, que não olham a meios para conseguir os seus fins! Dos Natais americanos herdámos o Pai Natal, um simpático velhinho de barbas brancas, que está imbuído de espírito natalício sob a invocação de Papai Noel, Santa Claus, São Nicolau... e aproveita-se para incentivar o comércio das mil e uma prendas que irão ser necessárias para a Consoada. Dantes... os restaurantes fechavam na Noite Santa, para que todos pudessem estar reunidos em família, mas agora os tempos são outros e também os restaurantes fazem gala em oferecer os seus serviços de Consoada, as Discotecas e Casas de Diversão nocturna tratam de fazer pela vida, tal como as agências de viagem se dedicam a programar férias de Natal para quem pretenda mudar de ares.
----- O pinheiro de Natal, a simpática Árvore de Natal, seja natural ou um produto "made in China", é uma inovação herdada das Igrejas Protestantes, desde há muitos anos, com uma enorme tradição nos lares portugueses, que a montavam ao pé do Presépio. começa a, gradualmente, ir substituindo a representação do Nascimento do Deus Menino de uma forma bastante assustadora. Talvez esteja a ser necessário reencontrar-se o velho espírito dos Natais de outros tempos, para se voltar a ouvir o suave cântico dos Anjos, naquela Santa Noite de há mais de dois mil anos:
----------------------------------------------
"GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS"

Sem comentários:

Enviar um comentário