11/11/07

ANJOS?... afinal, como os vêmos?

------Quando criança, ouvia chamar "anjinho" a outras crianças, especialmente se mais pequenas que eu, ou então quando elas... morriam. Também recordo vêr as crianças vestidas de "anjinho", incorporadas nas procissões que se faziam lá na zona onde morava. Na escola aprendi haver também uma ave marítima que tinha este nome, apesar de também ser conhecida por "Alma negra". Ao longo do meu crescimento fui aprendendo ser também a designação dada aos ingénuos, às pessoas manipuláveis com facilidade, em suma... aos trouxas.
------Depois deste intróito, a pergunta pertinente será: AFINAL... o que são os ANJOS? Como os vemos no dia-a-dia das nossas vidas? Claro que estas perguntas têm uma resposta... que não é fácil, mas sim sujeita à habitual parcimónia no que concerne a aceitação como verdade ou não, pois estas coisas do espírito não se impõem a ninguém nem tampouco se explicam.
------Os ANJOS, do grego "mensageiros" ou "anunciadores", são, para as Igrejas Católica e Ortodoxa, espíritos celestiais criados por Deus para seu ministério. No conceito religioso será qualquer dos espíritos celestiais que pertencem ao último dos nove coros. Na zoologia temos a considerar o PEIXE-ANJO. Em sentido figurado será qualquer pessoa que tenha qualidades próprias dos espíritos angélicos; pessoas boas e puras; mulher virtuosa e bondosa ou criança... morta, como atrás havia dito. Se uma pessoa é má, será um "Anjo mau", ou seja... um "Diabo", por ser um "Anjo que se rebelou contra Deus". Já o "Anjo Patudo" será aquela pessoa que está muito longe de ter a inocência ou boas qualidades que outros lhe atribuem.
------Na Bíblia, Deus faz-se representar, geralmente, na forma de um ser chamado "ANJO DO SENHOR" (Jud. 2,1-4; II Sam. 14-16). Este Anjo é frequentemente identificado com o Senhor, como nas aparições a Agar, a Moisés, na sarça ardente, à burra de Balaão, etc. No Antigo Testamento os Anjos aparecem adornados de muitas qualidades humanas- Falam, comem e possuem uma sabedoria limitada (II Sam. 14,20). Entre as suas principais funções, figura a de servir de guia aos homens. Um Anjo acompanhou o criado de Abraão na sua viagem em busca de uma esposa para Isaac; outro guiou o povo de Israel através do deserto (Êx. 23,20). Aconselhavam espacialmente os profetas e protegiam os homens de todo o mal (Gén. 19,10-15; Sal. 34,7). Em Zacarias, e especialmente em Daniel, os Anjos surgem classificados em diferentes ordens: ANJOS e ARCANJOS, Miguel, Gabriel (Dan. 8,16; 10,13; 12,1) e Rafael (Tob. 6,19). Outros são citados nos "Apócrifos", como Jeremiel, Faltiel e Uriel. Em Daniel alude-se a estes seres como guardiões e príncipes (4,13-17), SATANÁS é nomeado pela primeira vez como "PRÍNCIPE DOS ANJOS CAÍDOS", em Job (1,6-12). No Novo Testamento, formam coros ou multidões, como no Nascimento de Cristo e nas tentações no deserto (Mt. 4,11). Jesus fazia a distinção entre ANJOS BONS e MAUS (Mat.4,1.11) e ensinou a doutrina dos Anjos da Guarda das crianças (Mat. 18,10). Os "Anjos das Igrejas" (Apoc. 2,1;3,1), que em determinada época foram identificados com os bispos, são considerados, actualmente, ANJOS DA GUARDA ou CUSTÓDIOS.
------Em Portugal, a devoção ao ANJO da GUARDA, mensageiro de Deus em momentos importantes da História da Salvação na Igreja Católica, é muito antiga. Tomou, porém, um incremento especial com as Aparições do Anjo, em Fátima, aos Pastorinhos. O Papa Pio XII mandou inserir esta comemoração no nosso calendário , sendo celebrado no dia 10 de Junho.
------Os ANJOS CUSTÓDIOS ou da GUARDA, são aqueles que se acredita terem sido destinados por Deus a cada uma das pessoas, para as guardar.
------Pode ser apenas uma crendice, sem ponta de verdade... mas o que é verdade é que nada me custa aceitar que Aquele que fez todas as coisas também "fez" os Anjos, pois não me inclino muito para as teses que se fundamentam na "Teoria da Evolução", do senhor Darwin, porque terá havido algo que proporcionou todas as belezas que os nossos olhos vêem espalhadas pelo Universo... e esse "algo" só pode ser DEUS.
------Assim como assim..."ANJO DA GUARDA, MINHA COMPANHIA, GUARDAI A MINHA ALMA, DE NOITE OU DE DIA,"

1 comentário:

  1. Quando criança, ouvi muitas vezes minha Mãe falar de Anjos, não só daqueles que Deus colocou ao nosso serviço, para nos ajudar a caminhar nesta vida, como daqueles que foram da nossa família e Deus quiz chamar a Si ainda mal iniciavam a vida neste mundo. Por tal razão, tenho muito respeito pelos Anjos do Senhor e peço sempre ao meu Anjo da Guarda que recomende ao teu que te proporcione sempre a alegria que irradia do Amor e da Paz!
    Beijos do Victor

    ResponderEliminar