15/05/11

PORTUGAL... terra de Santos...

Túmulo da Venerável Mãe Clara sito em Linda-a-Pastora na sede das

Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição

Não podemos deixar de exultar porque Deus não deixa de dar a Portugal motivos de júbilo, como é o caso vertente: - No próximo dia 21 de Maio, no Estádio do Restelo, em Lisboa, a Igreja Portuguesa vai ter mais um Beato a quem apelar para que tenhamos sempre vincado o dogma da Fé nos nossos corações e para que haja mais uma intercessão nos Céus para que vivamos a Paz de Nosso Senhor de forma perene.

Não se sabe ainda se será D. José Policarpo ou o Cardeal Angelo Amato a presidir às cerimónias da beatificação da nova Beata, cujo slogan para a celebração é "MARIA CLARA, UM ROSTO DE TERNURA E DA MISERICORDIA DE DEUS"

A nova Beata nasceu na Quinta do Bosque, na Amadora, no dia 15 de Junho de 1843 e recebeu o nome de Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque. Foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, no dia 02 de Setembro de 1843.


Foram seus pais Nuno Tomás de Mascarenhas Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque e Maria da Purificação de Sá Ferreira, que morreram vítimas da cólera nos anos de 1856 e 1857, tendo Libânia do Carmo entrado no Internato da Ajuda, destinado a órfãs de famílias nobres, em Outubro de 1857 .
Com a expulsão das Filhas da Caridade francesas, ocorrido em Maio de 1862, deixou o Internato e foi para casa dos Marqueses de Valada, onde permaneceu durante 5 anos. Recolheu-se então no Pensionato de São Patrício, junto das Irmãs Capuchinhas Concepcionistas, onde foi orientada pelo Pe. Raimundo dos Anjos Beltrão. Foi então que se apercebeu de que o Senhor a chamava para o Seu serviço, recebendo o hábito de Capuchinha em 1869, tomando o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus.


Foi enviada a Calais - França, em 10 de Fevereiro de 1870, onde fez o Noviciado, visando fundar depois, em Portugal, uma nova Congregação. Professou no dia 14 de Abril de 1871, em França, após o que regressou à Pátria no dia 01 de Maio do mesmo ano.


Fundou a primeira Comunidade, em São Patrício - Lisboa, no dia 03 de Maio de 1871, que foi aprovada pela Santa Sé a 27 de Março de 1876, 5 anos após a abertura. Abriu então grande número de casas para acolhimento dos pobres e necessitados de Portugal continental, enviando Irmãs para Angola(1883); Índia (1893); Guiné (1893) e Cabo Verde (1893).


Faleceu em Lisboa, no dia 01 de Dezembro de 1899, depois de ter visto a sua vida inteiramente dedicada a todo o Bem, onde fosse necessário fazer-se.


Foi sepultada, 3 dias depois, no Cemitério dos Prazeres, acompanhada por enorme multidão de fiéis que reconheciam a sua santidade. Foi depois o seu corpo repousar na Cripta da Capela da Casa-Mãe, em Linda-a-Pastora, onde acorrem milhares de devotos a implorar a sua intercessão junto de Deus.


O processo de canonização da "Mãe Clara", como é popularmente conhecida, iniciou-se em 1995. Em 12 de Novembro de 2003 ocorreu em Baiona - Espanha, o milagre que levará Mãe Clara à dignidade dos altares: A devota Georgina Troncoso Monteagudo, que sofria de um pioderma gangrenoso - doença ulcerativa cutânea -, foi em 1998 até junto do túmulo da Serva de Deus Maria Clara e pediu a cura para a sua enfermidade .


É uma benção de Deus este País contar com mais um beato, pois nos últimos 10 anos foram beatificados 5, a saber : Os Pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta Marto - 13 de Maio de 2000 -; Frei Bartolomeu dos Mártires - 04 de Novembro de 2001 - ; Alexandrina de Balasar - no Vaticano a 25 de Abril de 2003 - ; Rita Amada de Jesus, de Viseu - 28 de Maio de 2006.


Deu-se ainda a beatificação, no 03 de Outubro de 2004, do Imperador Carlos da Áustria, falecido no Funchal, e a canonização de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, acontecida no Vaticano no dia 26 de Abril de 2009.


Portugal é terra de Heróis... Santos... Sábios... é a terra de Santa Maria!

Sem comentários:

Enviar um comentário