11/11/10

É DIA DE SÃO MARTINHO

"No Dia de São Martinho,
vai à adega e prova o vinho!"
Quem ouça este ditado popular, não fará ideia do que tenha sido o exemplo deste Santo cristão, pois a ligação às adega e ao vinho desmonta qualquer tentativa de apelo à santidade... julga-se.
Aquilo que se conhece sobre a vida de São Martinho, que foi apelidado de "apóstolo da Gália", deve-se a Sulpício Severo (n 360 - +420), um historiador cristão de expressão latina natural de Agem - França - antiga Aquitânia -, que foi discípulo de S. Martinho e seu principal biógrafo, e que foi igualmente elevado às honras dos altares como Santo. Foi graças a este Santo Sulpício Severo que chegaram aos nossos dias relatos sobre S. Martinho.
Quando conheceu S. Martinho já este era Bispo e vivia fiel ao ideal monástico, recolhido longe da faustosidade e ostentação do palácio episcopal.
São Martinho é o primeiro dos Santos que não foi Mártir e o primeiro Confessor a subir aos Altares no Ocidente. A liturgia consagra-lhe um lugar igual aos dos Apóstolos, uma vez que foi ele que concluiu a evangelização das Gálias. A sua festa era de guarda e muitas vezes favorecida pelo chamado "Verão de S. Martinho", sendo rival, a nível popular, das festividades de São João. Era considerado a "pérola dos sacerdotes" e era entre os Confessores aquilo que São Lourenço era entre os Mártires: O maior dos Confessores.

Sem comentários:

Enviar um comentário