09/03/10

A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?
Foi nesta data, no ano de 1857, que as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocuparam a fábrica e reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para as 10 horas.
Eram operárias que, nas suas 16 horas, tinham um vencimento de menos de um terço do salário dos homens.
Nessa greve foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarou um incêndio, tendo perecido no mesmo perto de 130 mulheres, que morreram queimadas.
Em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres, que se realizou na Dinamarca, ficou decidido que, em homenagem às mulheres vitimadas pelo incêndio, passaria a ser considerado o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo, apesar de ser notória a necessidade de dar à mulher um papel mais determinante na sociedade, uma vez que ainda hoje a mulher é considerada como um ser menor no contexto social, não lhe sendo dado ainda o valor que lhe é devido no contexto político ou laboral!
O Dia Internacional da Mulher não poderá mais cingir-se a uma data determinada constante do calendário, pois deverá ser considerado todo o ano como ANO DA MULHER, que não poderá ser vista e usada apenas um símbolo de prazer para o homem, mas sim como um dos valores maiores da Sociedade que somos, o pilar principal ou a trave mestra em que se sustenta a Família!
Então o dia 08 de Março será a expressão do triunfo da Mulher em toda a sua plenitude, pois cumprirá o seu papel de Mãe, Esposa, Filha, Irmã, Empresária, Política, Técnica, Operária, Educadora, Companheira, Conselheira... MULHER!

1 comentário: