19/03/10

DIA DO PAI... DE S.JOSÉ...

Como mostra a gravura acima, escritores, pintores e artesãos costumam mostrar São José como idoso, mas José era um jovem com cerca de 33 anos quando desposou a Virgem Maria. Pode-se destacar o facto de que ele e o seu sogro, São Joaquim, eram primos, por terem em comum a avó paterna, que se havia casado por duas vezes. Do primeiro casamento, com Leví, nasceu Mathat, que foi pai de São Joaquim, que era o pai de Maria. Do segundo casamento nasceu Jacó, que era pai de José e Filho de Matan. A casa de José, enquanto solteiro, situava-se em Megido, Tanath, onde trabalhava por conta de outros mestres carpinteiros.
Depois que casou com Maria, S. José, que era carpinteiro, passou a sustentar a família com o fruto dos seus trabalhos, uma vez que ambos distribuíram pelos pobres todos os bens que haviam herdado dos pais da Virgem Santa Maria, porque escolheram viver de forma bastante simples.
São José ensinou a arte de carpintaria ao seu Filho: Jesus de José de Nazaré - este o modo como o próprio Jesus se apresentaria .
Descendente da Casa de David, José amou a sua esposa e soube zelar sempre pela sua família.
Quando ele percebeu que Nossa Senhora estava grávida, ainda eram noivos, ficou pasmado e profundamente triste, porque não era capaz de duvidar da fidelidade da sua noiva, além de que ainda não coabitavam.
Foi com o coração angustiado que o filho de Jacó, se decidiu a deixar Maria, com toda a discrição para que ela não viesse a ser ultrajada. Foi então que o Anjo do Senhor o alertou, durante o sono: "José, Filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, em tua casa, porque o que nela foi concebido e fruto do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus ( Aquele que Salva), pois Ele virá salvar o seu povo dos pecados." (Mt 1,18-25)
Foi aquele um momento muito importante para a formação da Sagrada Família, pois ficavam assim esclarecidas todas as dúvidas que atormentavam São José e viu ser-lhe instituída a autoridade para ser "pai segundo a lei", podendo dar o nome ao Filho de Maria.
Foi deste modo que os escolhidos de Deus formaram a Família Sagrada de Nazaré, um exemplo a ser seguido por todas as famílias do mundo.
Se José foi agraciado por Deus na sua vida, também foram muitas as provações para o chefe da Sagrada Família, que teve de fugir, de viajar, de atravessar noites em claro e derramar bastante suor para salvaguardar a integridade física do Menino Deus e da Virgem , que lhe estavam confiados. Sempre atento aos alertas de Deus, protegeu com sua vida, o Salvador da humanidade.
Quando Jesus se perdeu, aos doze anos, e foi encontrado no Templo, grande foi o alívio de São José ao encontrar o Messias, que lhe havia sido confiado por Deus. Não se tratou de uma missão humana, por muito alta que fosse, nem de uma missão angélica, mas foi, sim, uma missão propriamente divina!
São José é o modelo do pai amoroso, atencioso, vigilante, cuidadoso, generoso...
É O MODELO DO VERDADEIRO PAI!

Sem comentários:

Enviar um comentário