08/11/08

OUTONOS...

* Quando o sol começa a aquecer menos, o tempo a escurecer, a chuva a caír, os pássaros a emigrar, as folhas a ficar amarelas... e a caír, sabemos que o Verão partiu e o Outuno chegou, cumprindo um ciclo que vai até dias antes do Natal.
* É tempo de vindimar, de fazer o vinho, da apanha da azeitona! Começa a sentir-se no ar o cheiro de castanha assada e quase toda a gente anseia pelo Verão de São Martinho, que irá proporcionar mais uns dias de tempo quente... até para não estragar a Feira da Golegã, onde a água pé, as nozes e os cavalos reina em pleno Ribatejo.
* No mês de Novembro a Igreja recorda aqueles que chegaram às honras dos altares... ou aqueles que já tiveram o seu ocaso, porque a morte os aliciou para partir deste mundo! A criançada vai de casa em casa, na manhã de todos os Santos, pedir o "Pão por Deus" ou o "Bolinho". Parecem pardais chilreando, saco às costas com guloseimas ou frutos variados, que a boa vontade das pessoas lhes vai facultando.
* O Outono não é apenas ditado pelo calendário, que muda a Natureza no cumprimento de um ciclo acontecido em cada ano! Também é Outono o entrar na curva ascendente da vida de cada um de nós, que vamos cumprindo, igualmente, o nosso ciclo de vida, que nos leva até ao descanso eterno junto ao Criador, se é essa a nossa fé, se é essa a nossa convicção. Para tanto torna-se necessário que tenhamos uma boa Primavera, com um Verão vivido em plenitude, reflectindo no Outuno aquilo que almejamos venha a ser o nosso Inverno! E na medida em que o desejemos com o coração, teremos o nosso Outono como marco para a vida plena que pretendemos venha a ser a nossa Primavera.
* No Inverno há animais que hibernam, preparando no sono retemperador a Primavera que os irá levar até aos campos verdejantes que simbolizam o renascimento para uma nova vida.
* Com o Outono, o tempo torna-se mais sombrio, o Inverno é mais escuro... mas é aqui que teremos o Natal como o sinal de que uma nova luz voltará a brilhar e o sol voltará a aquecer toda a terra, tal como Cristo o fez com todos os homens de boa vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário