26/08/08

A ARTE DO AZULEJO DE FIGURA AVULSA

* Embora formem um tipo específico de azulejo, não seriado, estes mesmos azulejos podem ser classificados como de repetição superficial, distintos mas afins da personagem. A principal característica destes azulejos de figura avulsa, também conhecidos por outras designações, reside essencialmente no motivo ornamental solto que decora o centro, o qual tanto pode ser o único elemento decorativo do azulejo como pode ser completado por outros ornatos secundários nos cantos, ligados entre si ou isolados.
* O facto de os azulejos de figura avulsa poderem aglomerar-se e revestir qualquer área arquitectónica aproxima estes revestimentos dos seriados de repetição superficial, apesar do carácter completamente desligado e solto dos vários ornatos, valendo a sua decoração tanto pelos motivos individuais como pelo conjunto, que distingue estes azulejos da vulgar padronagem e da constante interligação da decoração, podendo mesmo considerar-se, como acentuou Santos Simões (no capítulo dedicado a este tipo de azulejos na Azulejaria em Portugal no Século XVIII), que "veio tornar o lugar do azulejo de padrão seiscentista" na primeira metade do Século XVIII.
* A figura avulsa destaca-se pelo pitoresco dos motivos, variados mas concebidos a partir de um número limitado de modelos, geralmente de representação espontânea e ingénua, por vezes com carácter caricatural, em parte devido a terem sido frequentemente pintados por crianças, que nestes trabalhos de menor responsabilidade adquiriam prática, tornando o produto mais barato. O motivo das flores foi o mais vulgar, mas muitos outros foram usados, como animais diversos (preponderando os pássaros em posições variadas, juntamente com patos, peixes, veados, gazelas, coelhos, cães, gatos e répteis), inúmeros barcos (que ocasionaram a designação bastante imprópria de "azulejos de navio", usada por Norberto de Araújo), casas, torres, moinhos, cestos com frutos ou flores, para além de motivos mais raros e de carácter fortemente caricatural ou pitoresco, como damas de leque, espadachins, fumadores de cachimbo, embuçados, figuras chinesas, frades capuchos (no Convento de São Francisco de Vila Viçosa), figuras humanas nuas (na Capela-Mor da igreja de São Martinho de Orgens, próximo de Viseu), cenas eróticas, aviões, etc.
* A produção do Porto e de Coimbra, igualmente importante, destaca-se pela irreverência e graça dos motivos, como a representação frequente de cabeças humanas de perfil com flores a sairem pela boca, nos do Porto, e o carácter anedótico dos de Coimbra.
(In "O AZULEJO EM PORTUGAL"
José Meco - Edições Alfa)

1 comentário:

  1. Sobre o descaminho de azulejos e elementos arquitectónicos de edifícios históricos, recomenda-se a consulta ao site americano da actividade comercial do, até á pouco tempo, presidente da Associação Portuguesa de Antiquários, onde se pode observar um inacreditável catálogo de peças desses géneros, actualmente á venda nos E.U.A.(e só do estabelecimento de Palm Beach pois as mais valiosas estão expostas em Manhattan).

    http://www.solarantiquetiles.com/

    Não obstante não duvidar da licitude desta actividade, que não ponho em causa, é pertinente interrogarmo-nos sobre quantas destas exportações definitivas de património histórico-artístico com mais de cem anos, é que foram solicitadas, e autorizadas pelos serviços competentes do Ministério da Cultura ?

    Antiquário que até presta serviços de consutadoria á PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

    http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

    Peças que há cerca de duas décadas são sistematicamente furtadas em Portugal por catálogo e por encomenda, por elementos de uma organização criminosa internacional, constituida por bandos de gatunos operacionais, de etnia cigana, e seus associados italianos e dos Países Baixos, que os organizam e distribuiem a mercadoria ilícita pelo mercado mundial. Indivíduos sobejamente conhecidos das autoridades judiciais nacionais, e internacionais, e que estranhamente não são eficazmente combatidos. Sendo classificados de um "grupo de ladrões ainda não identificado" !

    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

    Faz-se entretanto pesquisa na net, designadamente na Ebay, para alegadamente cumprir e explicar o desempenho de funções, onde se detectam azulejos a vulso, produto da pequena delinquência, e "esquece-se" o impune "comércio a grosso" das obras de arte valiosas.

    http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=6f951fda-f648-4302-a426-462c531a269d

    http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/roubo-de-azulejos-em-portugal-ameaca-patrimonio-historico-040262DCC16366?types=A&

    Com consideração.

    ResponderEliminar