20/05/08

AMAR... O QUE É?...

---Há muitas formas de amar, tais como: a amizade, os amores maternal, paternal, filial ou fraternal, o amor do próximo, que leva alguém a fazer sacrifícios desinteressados por outro alguém, o amor a causas, e, como expoente máximo, o amor que leve à união de uma mulher e um homem, que se consumará no casamento.
---Para se perceber a forma de amar, torna-se necessária uma reflexão: O que atrai um homem e uma mulher ? Qual o fluído mágico transforma dois seres em partes importantes um do outro, deixando-os de tal forma dependentes um do outro que chegam a morrer por causa desse amor?
- Será o prazer, qualquer que ele seja, que partilham em conjunto?
- Será a necessidade de "partilha de bens ou serviços" entre si?
- Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro?
---Parta-se do princípio de que uma relação, fundada apenas num destes pressupostos, estará condenada ao fracasso...
---Amar-se, verdadeiramente... é aceitar-se sem normas nem condições de espécie alguma. Amar é sentir atracção pelo outro, sentir desejo de dar as mãos, acima de tudo, contribuír para a sua felicidade, o seu bem estar. O fundamento de uma relação será a própria pessoa, muito além das suas qualidades físicas. O amor será uma "coisa" possível de se manter para toda a vida? Será que o amor poderá superar as dificuldades do quotidiano ou as doenças?
---Na realidade, a relação de dois seres constrói-se numa decisão livre e recíproca, que deverá crescer e tornar-se perene.
---Sendo o amor uma relação pessoal, ele deverá ser alicerçado e aprofundado com a passagem do tempo, consolidando-se na confiança mútua, no diálogo continuado, na renovação do dia-a-dia que deve ser patente nos gestos e atitudes, que mostram o lugar privilegiado que cada um ocupará na vida do outro.
---Resumindo: - O amor não tão só a simples fusão de duas pessoas, formando um só corpo, mas sim a partilha total de vida, como o coração, o espírito ou o corpo.
---É uma decisão recíproca e para o resto da vida, que irá permitir que o amor atinja o auge, podendo assim satisfazer o coração... e a mente!
---Concluíndo: Amar é uma escolha livre; é a decisão de se entregar ao outro, sentindo que seja recíproca, porque construída na base da confiança e da sinceridade.
---O amor será assim: MÚTUO E LIVRE!!!.
---Fique claro que, por vezes, vacilamos, e então pensamos:
---Serei eu capaz de superar este ou aquele defeito que tanto abomino, por amor?
---Assunto para continuar a abordar numa próxima postagem...

1 comentário:

  1. Pergunto-me, muitas vezes, se haverá alguém que possa, em sã consciência, definir o AMOR... sem que alguma vez o sentisse!
    Amar é não só um estado de alma mas também uma maneira de se estar com quem nos rodeia... e aí começam as definições a tomar forma, de acordo com os personagens, mas... quem dedica a alguém o melhor de si mesmo, apenas o pode fazer por AMOR. É fraternal, é filial, é paternal,é total... mas é sempre AMOR!
    E porque te amo... estou à vontade para te afirmar que encarnas todas as fórmulas do meu amor!
    Toma lá e embrulha, tá?
    Victor Elias

    ResponderEliminar