05/05/08

...E A CHINA AQUI TÃO PERTO! - I

- A história da China remonta a tempos muito antigos, sendo este facto revelado por uma casualidade: durante séculos, foi vendido, entre os chineses, um remédio milagroso feito, segundo se dizia, de 'ossos de dragão' moídos. Mas no século XIX descobriu-se que se tratava de ossos fossilizados. As escavações realizadas levaram à descoberta do 'homem de Pequim', "protohomem" que viveu, segundo parece, há... 350.000 anos! Depois do 'homem de Pequim', a história da China apresenta um vazio de mais de 300.000 anos, sobre os quais nada se sabe, práticamente.
- No final da Idade da Pedra, existia, na China Setentrional, como em outros lugares do Velho Mundo, uma civilização de homens caçadores que, mais tarde, passaram a agricultores e pastores. A passagem da Idade da Pedra a um estágio de cultura mais elevado deu-se em distintos momentos e em diferentes pontos da Terra: No Oriente Próximo verificou-se um milénio antes do que na China. A cerâmica funerária chinesa do terceiro milénio a.C. demonstra uma certa influência da China do Oeste.
- A primeira cultura chinesa, localizada num pequeno território da fértil planície das margens do Hoang-Ho (ou rio Amarelo), foi urbana. O país, durante vários séculos, foi dominado pelos reis da Dinastia Shang (cerca de 1600 a 1300 a.C.). Entre os achados mais importantes dessa época, figuram os ricos túmulos reais. Na planície da China Setentrional, surgiu o chamado Império ou Terra do Meio, cujo rei era adorado como "Filho do Céu", florescendo aí a rica cultura do bronze. Nessa imensa planície, entre arrozais, erguiam-se as cidades, com palácios adornados de colunas. Pelas ruas desfilavam pessoas importantes, com refulgentes capacetes de bronze, que se dirigiam, conforme a época, à caça ou à guerra, em carros puxados a cavalo.
- Nos templos, diante dos vazos sagrados, enfeitados com sinais de escrita chinesa, rendia-se culto aos espíritos dos antepassados.. Os oráculos, para corresponder às consultas formuladas, interpretavam respostas préviamente gravadas em ossos de animais. Ainda hoje se conservam muitos desses ossos, que falam da extraordinária cultura do império Shang do leste asiático. Esta dinastia Shang foi expulsa, no século XII a.C., pela dinastia Chou, que estendeu os seus domínios até o Yang Tsé-Kiang (ou rio Azul). A evolução cultural prosseguiu. Muitos elementos da mais arcaica cultura chinesa chegaram até aos nossos dias, ainda que um tanto modificados.
- Os chineses, tal como os gregos ou os romanos, consideravam os seus domínios como o centro do universo: no Estado confederado chinês, os domínios imperiais denominavam-se Império ou Terra do Meio, como acima ficou dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário