18/09/07

MUITAS VEZES ME PERGUNTO...


... SERÁ QUE SONHAMOS A PRETO
E BRANCO... OU A CORES?

A evidência laboratorial actual sugere vivamente que sonhamos... a cores! A que se deve, então, o erro de percepção comum segundo o qual sonhamos a preto e branco? A resposta é clara - por causa da fraca capacidade de recordação. A memória dos sonhosé uma função não só da activação cerebral durante o sono mas também em vigília, que determina se os sonhos vão ser lembrados, quão claramentevão ser lembrados, e se serão lembrados em toda a sua extensão. Em todos os relatos extensos e detalhados encontramos descriçõs coloridas em abundância. Sonhamos a cores. Nos milhares de relatórios relativos a sonhos existentes, não existe uma única ocorrência de um sonho bem recordado a preto e branco, como seria esperado se essa fosse, normalmente, a forma de sonhar.
Também me interrogo, por vezes, se os sonhos podem prevêr o futuro. Desde tempos imemoriais, a misteriosa natureza dos sonhos, que agora sabemos ser maioritáriamente determinada pelas suas qualidades formais, levou as pessoas a acreditar que os sonhos seriam mensagens do outro mundo. No longinquo tempos dos Faraós, eram designados como sinais dos Deuses, tal como na antiga Babilónia e mesmo em Israel. David, ainda jovem pastor, foi chamado pelo Rei Saúl, para decifrar as mensagens contidas nos seus sonhos. Os sonhos têm sido, assim, encarados como comunicações proféticas que, quando devidamente descodificados, permitem prever o futuro. Não há qualquer evidência científica a favor desta teoria... e há muitas em seu desabono. Quando alguém está preocupado com um acontecimento traumático, como a ameaça de perda de alguém que nos é querido, é certo que irá sonhar mais frequentemente com este esse querido do que seria normal. Sabe-se, através de experiências com sonhos lúcidos, que é possível influenciar simplesmente, o conteúdo de um sonho, guardado em mente logo que se adormece. Desta forma, sonhar com um entre querido quando este está em perigo, não se torna de forma alguma impossível.
Os sonhos... é um mundo tão misterioso, tão insondável, tão capaz de causar perplexidade que me leva a ser moderadamente cauteloso na sua análise... talvez porque seja impossível compreender o incompreensível... e os sonhos não são outra coisa senão isso.
Talvez a razão da facilidade com que sonhamos seja um motivo de reflexão: Porque sonhamos? Qual a verdade contida naquilo que sonhamos? Os sonhos côr de rosa são uma realidade? E sonhar acordado?
Encontrem-se as respostas... e bons sonhos, tá?
Eu vou sonhar contigo, acredita! Porque o sonhar contigo faz-me feliz! ...e é tão bom!!!...

1 comentário:

  1. "O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.”


    E eu continuo a sonhar contigo ...sempre...

    ResponderEliminar