01/06/10

Dia Mundial da Criança

O primeiro Dia Mundial da Criança aconteceu em 1950.
Contráriamente àquilo que muita gente pensa, o Dia Mundial da Criança não é apenas uma festa, onde as crianças são a figura central. É muito mais do que isso
Foi em 1945, logo após terminada a 2ª Guerra Mundial, que tudo começou. Houve muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China que entraram em crise, por falta de condições de vida.
Este é um dia para se pensar nas milhares de crianças que continuam a sofrer maus tratos, contraem doenças, têm fome ou sofrem discriminações (ser-se discriminação significa que se é postode lado... por ser diferente).
As crianças desses países viviam bastante mal por falta de comida, mas os pais estavam mais preocupados com o poderem voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Algumas dessas crianças nem pais tinham! Eram órfãs da guerra!
Por falta de dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e colocavam-nos a trabalhar, por vezes durante horas a fio e em trabalhos muito duros.
Foi então que em 1946 se reuniu um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) para começarem a tentar resolver este problema, nascendo assim a UNICEF.
Mas era difícil estar-se a trabalhar para as crianças, pois nem todos os países do mundo mostravam interesse no cumprimento dos direitos da criança.
É então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres foi propôr às Nações Unidas a criação de um dia que fosse dedicado às crianças de todo o mundo.
E este dia começou a ser comemorado, pela primeira vez, logo no dia 1 de Junho desse ano e os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:-
afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Só nove anos depois, em 1959 estes direitos das crianças foram passados ao papel e no dia 20 de Novembro desse ano algumas dezenas dos países que fazem parte da ONU aprovaram a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA.

1 comentário:

  1. Olá.

    Para as crianças deveríamos
    dedicar o melhor de nossas vidas.
    Teríamos adultos melhores
    e também vidas melhores.
    Melhores filhos, melhores pais,
    melhores seres humanos.

    Que haja sempre em
    teu coração espaço
    para os sonhos.

    ResponderEliminar