23/07/08

UMA SANTA A IMITAR...

Santa Clara de Assis
* Santa Clara de Assis, nascida com o nome de Chiara d'Offreducci , em Assis - Itália, a 11 de Julho de 1193, faleceu em Assis no dia 11 de Agosto de 1253. O interessante é que o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
* Descendia de uma família nobre e era uma jovem dotada de grande beleza. Desde cedo se destacou pelo seu
respeito para com os pequenos e uma caridade extrema, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada por uma irresistível tendência religiosa de segui-lo.
* Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir
Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis, na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
* O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao
mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou ao mosteiro bastante desanimada e logo foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus !" Quando a santa se afastou, a outra freira foi buscar o embrulho que trouxera... mas não conseguiu mais levantá-lo. Tudo se tinha multiplicado, miraculosamente.
* Numa outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.
* Um ano antes da sua morte, ocorrida em
1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem ter de sair de seu leito. Foi por este facto que foi aclamada como protetora da televisão. É a Fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.

Sem comentários:

Enviar um comentário