22/02/10

Tragédia na Ilha da Madeira

A Ilha Madeira, a querida e bela Pérola do Atlântico, está a viver uma tragédia como não acontecia há já mais de 100 anos.
Uma terrível tempestade, acontecida no passado sábado, provocou graves inundações e deslizamentos de terra, provocando prejuízos de grande monta, destruindo pontes, bloqueando estradas com pedras e lama arrastados pelas águas e interditando algumas partes da ilha. Há a lamentar aproximadamente 40 mortos, cerca de 120 pessoas feridas e mais de 300 a passarem a noite em abrigos temporários. Cerca de 240 pessoas perderam as suas casas. para além de haver muitos feridos e desaparecidos.

As autoridades do Continente enviaram várias equipas de salvamento e engenheiros militares, com a finalidade de prestarem auxilio nos trabalhos a realizar na ilha. Foram enviados igualmente mergulhadores para o local, visando prestarem ajuda no resgate dos corpos, porque se acredita que várias vítimas hajam sido empurradas para o mar durante a tragédia, morrendo afogadas.
Segundo o Presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, algumas áreas da cidade foram particularmente afectadas. "O que aconteceu nas partes mais altas do Funchal foi algo de dantesco", afirmou através da televisão. Disse ainda estar a esperar que o número de vítimas aumente, pois encontram-se muitas casas soterradas.
Francisco Ramos, Secretário Regional dos Assuntos Sociais, declarou que havia na Madeira 42 mortos já confirmadas.
Desde 2001, quando ruiu a ponte de Entre-os-Rios, sobre o rio Douro, matando 59 pessoas, esta é a pior tragédia acontecida em Portugal.Muitos carros foram arrastados pela correnteza e algumas casas ruíram ou foram danificadas, no sábado. Muitas estradas foram destruídas ou bloqueadas pelas pedras, árvores e lama arrastados pela força das águas .
Não há estimativa oficial quanto ao número de desaparecidos.
Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional, disse não ter havido "nenhum incidente grave" a envolver o sector do turismo Madeirense. Muitos dos turistas na Ilha, que tinham vindo vêr o popular desfile de Carnaval realizado na última semana, são cidadãos britânicos que aproveitaram as férias escolares."O hotel não tem lotação esgotada, no momento, mas há pessoas de toda a Europa: britânicos, holandeses, alemães. Graças a Deus, estão todos seguros e sabemos não ter havido vítimas entre os turistas nos outros locais", segundo um recepcionista no Hotel Windsor, no Funchal, que não se quiz identificar.

20/02/10

Lince... esperança no porvir...

Depois de muito se haver porfiado na realização de campanhas para salvar o lince da Malcata, vê-se finalmente uma luz ao fundo do túnel da esperança, que renasce, quanto à salvação destes tão belos felinos que são o Lynce Ibérico!
O lince-ibérico ou Lynx pardinus, também conhecido pelos nomes populares de Cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo ou gato-lince, é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção, sendo considerado como um dos mamíferos mais ameaçados no mundo.
É dotado de um porte muito maior do que o comum gato doméstico, tem o seu habitat restringido à Peninsula Ibérica, de onde, aliás, deriva a sua designação mais comum.
Existem, na actualidade, cerca de cem linces ibérico em liberdade em toda a Península Ibérica, encontrando-se aparentemente extinto no território Português desde já alguns anos, razão porque foi criado um habitat no Algarve, que já recebeu alguns animais vindos de parques em Espanha.
O lince-ibérico somente existe em Portugal e Espanha, estando a sua população confinada a pequenos agregados algo dispersos, como resultado da fragmentação do seu habitat natural, que se deve a factores antropogénicos. Apenas 2 ou 3 agregados populacionais poderão vir a ser viáveis, a longo termo.
A alimentação do lince é constituída por coelhos, que caça, mas faltando estes, também come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, etc.
O lince-ibérico selecciona habitats de características mediterrânicas, como os bosques, os matagais ou os matos densos. Normalmente, utiliza estruturas em mosaico, com biótopos fechados, para abrigo.
O lince-ibérico pode-se encontrar na Serra da Malcata, que se situa entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor, que integram o sistema montanhoso luso-espanhol da Meseta.

14/02/10

É CARNAVAL... haja alegria!


Neste tempo de Carnaval,

que havemos de pedir?

Não podem levar a mal

por se folgar e sorrir!

*

Bem basta na quarta feira

toda a farra terminar...

...acaba-se a brincadeira,

mas p'ró ano vai voltar!

*

A todos os bons Amigos

um folguedo fenomenal,

pois bastam já os castigos

desta crise em Portugal!

11/02/10

Para o Dia dos Namorados...

A 14 de Fevereiro celebra-se o dia de S. Valentim, ou o Dia dos Namorados, havendo algumas explicações possíveis para este facto, sendo umas de tradição cristã, outras de tradição romana ou pagã. É que o Cânone dos Santos da Igreja Católica reconhece a existência de três santos com o nome Valentim, sendo que o santo dos namorados poderá ter vivido no século III da nossa era, em Roma, onde morreu como mártir no ano 270.
Em 496, o papa Gelásio consagrou ao culto de S. Valentim o dia 14 de Fevereiro .
São Valentim terá sido um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Quando este imperador pretendeu constituir um exército romano grande e forte, não conseguiu que os romanos se alistassem, levando-o a acreditar que isto se devia ao facto de os homens não quererem abandonar as mulheres e famílias para irem para a guerra. Resolveu então que a solução era proibir os casamentos dos jovens, o que levou a que o Padre Valentim se houvesse revoltado... mesmo sendo uma ordem imperial. Deste modo, ajudado por São Mário, procedeu a inúmeros casamentos de muitos pares, em segredo, pelo que, logo que foi descoberto, foi preso, torturado e acabou decapitado no dia 14 de Fevereiro.
A lenda de São Valentim tem algumas variantes, que acrescentam diversos pormenores a esta história. A ser verdade... numa delas terá acontecido que, quando S. Valentim se encontrava na prisão, foi visitado pela filha do seu carcereiro e com ela manteve longas conversas, acabando por se tornar seu amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete em que dizia «Do teu Valentim».

Naquilo que refere à tradição pagã, esta poderá fundir-se com a história do mártir cristão: - na Antiga Roma celebrava-se, a 15 de Fevereiro, um festival que era conhecido por Lupercalia. Era uma data que, no calendário romano, coincidia com o início da Primavera. Na véspera deste dia colocavam-se em recipientes alguns pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um papel com um nome, e rapariga saída em sorte seria a sua «namorada» durante o festival - ou, eventualmente, durante o ano seguinte.
A cristianização dos costumes romanos levou a que a festa da Primavera, celebrada a 15 de Fevereiro, desse lugar às comemorações em honra de S. Valentim no dia 14.
Outras teses defendem que este costume de se enviarem mensagens amorosas no dia de S.Valentim nada terá a vêr com o Santo, antes datariam da Idade Média, quando se acreditava que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves e nada mais.
Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado práticamente em todo o mundo... sendo um pretexto para os pares de namorados trocarem presentes entre si... aproveitando-se de algum modo a data para fins comerciais.
De qualquer modo...
...UM FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!

05/02/10

É TEMPO DE CARNAVAL!


NESTE REINO DA FANTASIA
EIS QUE CHEGA O CARNAVAL...
...HÁ FOLGUEDOS, MUITA FOLIA
COMO NÃO HÁ OUTRA IGUAL !
E OS CORSOS VÃO DESFILAR
NESTES TEMPOS, EM PORTUGAL...
...HÁ QUE CANTAR E BAILAR,
E CORRER, FOLGAR E RIR ...
QUE A CRISE VAI ACABAR
QUANDO A TRISTEZA PARTIR.


DEIXEM-ME SER COMO SOU...
... OUTRA COISA NÃO IREI SER:
PONHO UMA MÁSCARA DE AVÔ...
...JÁ POUCAS TENHO P'RA ESCOLHER

DESTA VEZ NÃO IREI SER
MAIS UM BOBO DO CARNAVAL...
...GOSTAVA IR DE BANQUEIRO,
POIS O SONHAR NEM FAZ MAL
*
Victor Elias

02/02/10

CORAÇÃO DE LEÃO

Com prefácio do indefectível Sportinguista e Padre Vitor Melícias, a excelente Poetisa Lili Laranjo, lançou o seu último livro de poesia "O Sporting em poesia", que tem edição da Fronteira do Caos - Editores.
Trata-se de uma obra onde os inéditos desta Autora, relacionados com o Clube do seu coração, mostram bem a intensa devoção clubística ao seu Sporting.
Os interessados em adquirir a obra podem contactar com a Autora, Cidália (Lili) Laranjo, através do e-Mail:
*
TEM A RAÇA DO LEÃO
*
São listadas de verde e branco,
no peito um leão rampante...
...estas camisolas de encanto
que se amam no instante!
Talvez me possa enganar
coisa que até tem graça
porque estou só a falar
do leão e da sua raça!
Há quem seja Lampião,
e tenha a águia vitória...
...um pássaro em extinção
que um dia passa à história!
E o mito do dragão...
...um bicho que até nem existe?
Até mostram coração...
...mesmo que a história seja xiste!
Há os "Pastéis de Belém"
que ostentam a Cruz de Cristo!
Com eles... tudo está bem:
se são frescos nem resisto!
Podia falar dos "Bébés"
que moram em Matosinhos
ou dos "Pardalitos do Choupal",
de Coimbra paladinos"
Tenho um animal mais decente
gravado no meu coração
É um bicho nobre e valente...
...TEM A RAÇA DO LEÃO!
*
Poema de
Victor Elias