23/11/09



A DEVIDA COMÉDIA
Criancinhas
*A criancinha quer Playstation. A gente dá.
*A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
*A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.
*A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
*A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
*A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
*A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
*Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher.
*Desperta.
* É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
*A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
*A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.
*A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são«uma seca».
*Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
*Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as
criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho ...sou eu».
*A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na
casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».
*Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?
*Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.
Artigo escrito por Miguel Carvalho e publicado na revista visão online

14/11/09

Momento de poesia...

assim, serenamente...

...procuro o outro "eu"
que teima em esconder
tudo o que no peito sinto
e tanto me faz sofrer...
...ainda que suavemente,
porque sinto sem sentir
tudo o que a alma sente
ao chorar ou ao sorrir,
desta forma: SERENAMENTE!
Recuso ser quem não sou,
de uma forma subtil...
...e procuro onde não estou
mais parecendo ser senil...
...e assim, serenamente,
senhor da minha vontade,
vou em busca do meu "eu",
para chegar à verdade!
Ainda que venha a ter
a chave do meu porvir...
...que só será venturoso
enquanto a alma sorrir,
mas não deixo de buscar
o "eu" que anda perdido!
Só então, serenamente,
com a tarefa cumprida,
com afagos e docemente
terá mais sentido a vida!
*
Um poema de
Victor Elias

02/11/09

DIA DE FIÉIS DEFUNTOS

Depois de haver cantado a glória e a felicidade dos Santos que «gozam em Deus a serenidade da vida imortal», a Liturgia, desde o início do século XI, consagra este dia à memória dos Fiéis Defuntos.
É uma continuação lógica da festa de Todos os Santos. Se nos limitássemos a lembrar os nossos irmãos Santos, a Comunhão de todos os crentes em Cristo não seria perfeita. Quer os fiéis que vivem na glória, quer os que vivem na purificação, preparando-se para a visão de Deus, são todos membros de Cristo pelo Baptismo. Continuam todos unidos a nós.
A Igreja peregrina não podia, por isso, ao celebrar a Igreja da glória, esquecer a Igreja que se purifica no Purgatório.
É certo que a Igreja, todos os dias, na Missa, ao tornar sacramentalmente presente o Mistério Pascal, lembra «aqueles que nos precederam com o sinal da fé e dormem agora o sono da paz» (Prece Eucarística 1). Mas, neste dia, essa recordação é mais profunda e viva.
O Dia de Fiéis Defuntos não é um dia de luto e tristeza, mas sim um dia de mais íntima comunhão com aqueles que «não perdemos, porque simplesmente os mandámos à frente», no dizer de S. Cipriano.

01/11/09

O DIA DE TODOS OS SANTOS

HOJE É O DIA PARA SE RECORDAREM TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS... AQUELES QUE COMPREENDERAM TODO O SIGNIFICADO DAS BEM-AVENTURANÇAS E OUVIRAM NO CORAÇÃO ESTA PALAVRA DE JESUS CRISTO: "ALEGRAI-VOS E EXULTAI, PORQUE É GRANDE NOS CÉUS A VOSSA RECOMPENSA!". LEMBRAR OS SANTOS DEVERIA ACONTECER-NOS TODOS OS DIAS, MAS ELES ESTÃO CONFIANTES DE QUE, PELO MENOS NESTE DIA, NÃO VÃO SER ESQUECIDOS TODOS OS QUE VIVERAM EM SANTIDADE E JÁ ESTÃO JUNTO DO PAI NO GOZO DA VIDA ETERNA NA COMUNHÃO DE DEUS E DE TODOS OS SANTOS.
MAS AMANHÃ SERÁ O DIA PARA SEREM RECORDADOS TAMBÉM AQUELES QUE JÁ PARTIRAM E DORMEM O SONO DA PAZ, AGUARDANDO A ÚLTIMA VINDA DO SALVADOR, PARA RESSUSCITAREM COM CRISTO. IREMOS ENTÃO RECORDAR OS FAMILIARES E AMIGOS, QUE JÁ PARTIRAM PARA O SEIO DO PAI!
IREMOS AOS CEMITÉRIOS, ONDE ENFEITAREMOS AS SUAS SEPULTURAS COM FLORES... COM SAUDADES... VERTEREMOS ALGUMAS LÁGRIMAS FURTIVAS... TEREMOS UM MOMENTO PARA UM PENSAMENTO FEITO ORAÇÃO, PORQUE CIENTES QUE OS QUE PARTIRAM ESTARÃO SEMPRE NO NOSSO CORAÇÃO...