21/12/07

BOM ANO ...


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila
e espera desde sempre.
por: Carlos Drumond de Andrade

NATAL ...NATAL ....

NATAL... tempo de esperança... esperança no porvir que ressurge, tempo de mil propósitos de fraternidade, de partilha, de doação àqueles que nos são próximos de um pouco mais de ternura, mais atenção, mais humanidade... o refazer dos sonhos de infância, quando esperava, desesperando, que aquele Infante nascido nos viesse a contemplar com uma visita, para depôr na chaminé, o tão ansiado presente de Natal... mas o Deus Menino deixou fazer visitas e "delegou" num dos seus Santos de confiança, o velho São Nicolau... que nunca conseguiu saber o caminho da minha casa... ou então teria receio de não caber na chaminé, quem saberá?
NATAL... um tempo em que a partilha de sonhos se esbate na verdade de uma esperança, feita poema, em que se canta a alegria, supostamente presente nos cânticos dos Anjos celestes, que fazem ecoar pela imensidão dos céus:
"GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!"
E será neste cântico de glória e louvor que vou repensando o meu Natal, que será tanto mais vivido quanto os Homens estejam realmente cientes de que o Menino Deus é um sinal do Amor do Pai, que espera pela BOA VONTADE para trazer a PAZ a toda a humanidade.
Entretanto... que o Menino Jesus nos conceda, sempre...
...BOAS FESTAS !

17/12/07

ARVORE DE NATAL ...

Quisera Senhor
este Natal,
armar uma árvore
dentro de meu coração
e nela pendurar,
ao invés de presentes,
o nome de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e de perto,
os antigos e recentes,
os que vejo todos os dias
e os que raramente encontro.

Os sempre lembrados e os que,
às vezes, ficam esquecidos.

Os constantes e os intermitentes,
os das horas difíceis e os
das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei ou,
sem querer me magoaram.

Aqueles a quem conheço profundamente
e aqueles que me são conhecidos
só as aparências.
Os que pouco me devem
e aqueles a quem devo muito.
Meus amigos jovens
e meus amigos velhinhos.

Meus amigos homens feitos
e as crianças, minhas amiguinhas.
Meus amigos humildes
e meus amigos importantes.

Os nomes de todos
que já passaram por minha vida.
Os que me estimam e admiram
sem eu saber
e os que amo e estimo
sem lhes dar a entender.

Quisera, senhor,
neste Natal
armar uma árvore
de raízes muito profundas
para que seus
nunca mais
sejam arrancados de minha vida.

Uma árvorede ramos muito extensos
para que os novos nomes,
vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos já existentes.

Uma árvore de sombra muito agradável
para que nossa amizade,
seja um momento de repouso
no meio das lutas da vida...
BOM ANO 2008


BOAS FESTAS ...FELIZ NATAL ...BOM ANO


-----NATAL é tempo de benevolência, de perdão, de generosidade e de alegria.
-------NATAL deverá ser o tempo do espírito de amor, o tempo em que o amor de Deus e o amor dos seres humanos deverá prevalecer acima de todos os ódios e amarguras, um tempo em que os nossos pensamentos, as acções, e o espírito das nossas vidas manisfetam a presença de Deus em plenitude.
-----Que DEUS, na sua infinita bondade, nos abençoe e encha de paz os nossos corações na noite Santa de Natal.

----------------------BOAS FESTAS

09/12/07

NO ADVENTO... ENQUANTO NÃO CHEGA A LUZ !

---- Quando os calendários litúrgicos indicam o Advento, não podem restar dúvidas a ninguém: VEM AÍ O NATAL!
-----Cada ano que passa se vai constatando que a Festa da Família, com os serões à lareira, depois da lauta Ceia de Consoada e enquanto se aguardava pela Missa do Galo, onde beijavam o Menino e vinham, alegres, abrir os presentes que o Menino Deus, nascido nas palhinhas de uma humilde manjedoura num Presépio em Belém de Judá, foi substituída pelo patusco e tão americano Pai Natal, que já nem precisa de se mascarar muito, porque as crianças começam a perceber, bastante cedo, que aquilo é uma promoção comercial de um qualquer Centro que pretende promover a época do vale tudo.
---- Por vezes, porque ainda não é proibido pensar, dou comigo a relembrar toda a caminhada que se fazia desde o I Domingo do Advento até à Missa do Galo, na Noite Santa. Em cada Domingo do Advento era explicado um capítulo da história do nascimento do Menino Deus, acontecida em Belém de Judá, vai fazer dois mil e sete anos. Falava-se das professias de Jeremias ou de Isaías..."...e tu, Belém. cidade de Judá, não serás a mais pequena entre as cidades da terra, porque de ti nos será dado um Salvador, que será Luz das Nações...". Ao mesmo tempo começava a preparação das cerimónias e festas próprias da época Natalícia, aprendiam-se cânticos ao Deus Menino, lembrava-se a preferências dos brinquedos que gostariam que o Jesus Natal lhes iria proporcionar... pois até se tinham portado todos muito bem... A lembrança do sabor das deliciosas iguarias da Consoada, começava a fazer crescer água na boca... como estarão as velhozes este ano?... e os coscorões... as azevias... as rabanadas! Se recordá-las nos faz ficar com a boca doce! Será isto um "Milagre de Natal"? Talvez... não deve haver outra razão para não ser mesmo um prodígio do Menino.
----- No entanto... tem sempre de haver um "no entanto" a emperrar o entusiasmo desta festa que já foi da Família, quando vinham todos, alguns de terras muito distantes, louvar o Deus Menino do Presépio da terra, comer as batatas com bacalhau da alegre Consoada, passada com todos os entes queridos presentes, deliciar-se com o magnífico perú, muito tostadinho, cantar alegremente junto ao presépio... até que chega a hora da Missa do Galo, onde vão louvar o Menino Jesus, cantar em Seu louvor, beijar o seu pézito rosado... desejando que tudo termine para ir vêr as prendas que os Anjos do Céu, mandados por Jesus, trouxeram para cada um de nós, em recordação das oferendas que os pastores lhe fizeram na Noite Santa, complementadas pelos Magos do Oriente, quando ofertaram ouro...incenso...mirra, muitas coisas estão a mudar!
----- É que o Natal agora é outra coisa, está mais comercial, mais "soft", mais virado para as grandes vendas nos centros comerciais, que não olham a meios para conseguir os seus fins! Dos Natais americanos herdámos o Pai Natal, um simpático velhinho de barbas brancas, que está imbuído de espírito natalício sob a invocação de Papai Noel, Santa Claus, São Nicolau... e aproveita-se para incentivar o comércio das mil e uma prendas que irão ser necessárias para a Consoada. Dantes... os restaurantes fechavam na Noite Santa, para que todos pudessem estar reunidos em família, mas agora os tempos são outros e também os restaurantes fazem gala em oferecer os seus serviços de Consoada, as Discotecas e Casas de Diversão nocturna tratam de fazer pela vida, tal como as agências de viagem se dedicam a programar férias de Natal para quem pretenda mudar de ares.
----- O pinheiro de Natal, a simpática Árvore de Natal, seja natural ou um produto "made in China", é uma inovação herdada das Igrejas Protestantes, desde há muitos anos, com uma enorme tradição nos lares portugueses, que a montavam ao pé do Presépio. começa a, gradualmente, ir substituindo a representação do Nascimento do Deus Menino de uma forma bastante assustadora. Talvez esteja a ser necessário reencontrar-se o velho espírito dos Natais de outros tempos, para se voltar a ouvir o suave cântico dos Anjos, naquela Santa Noite de há mais de dois mil anos:
----------------------------------------------
"GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS"